Organização e localização de scripts Python

As macros do LibreOffice são agrupadas em arquivos de módulo, os módulos geralmente são agrupados em pastas de biblioteca e as bibliotecas são agrupadas em contêineres de biblioteca, embora os contêineres também possam conter módulos.

Usa-se uma biblioteca para um agrupamento principal de uma categoria inteira de macros ou para um aplicativo inteiro. Os módulos geralmente se dividem em funcionalidades, como interação com o usuário e cálculos. Macros individuais são sub-rotinas e funções. A figura abaixo mostra um exemplo da estrutura hierárquica das bibliotecas de macros no LibreOffice.

Diagrama de contêiner de biblioteca

Figura: Hierarquia das bibliotecas de macros

Os contêineres podem ser acessados em todos os programas do LibreOffice por meio da interface do usuário. Acesse Ferramentas > Macros > Organizar macros > Python, para abrir a caixa de diálogo Macros do Python.

Três contêineres de biblioteca são mostrados na lista Macro de:

  1. Minhas macros: macros pessoais disponíveis para o usuário atual do LibreOffice.

  2. Macros da aplicação: macros do sistema distribuídas com o LibreOffice para todos os usuários do computador.

  3. Macros do documento: todo documento pode conter bibliotecas de macro disponíveis quando este documento estiver aberto.

Locais de script em Python

Consulte Obter informação da sessão para ter acesso programável às localidades das macros Python.

Macros da aplicação

Macros neste local (contêiner) foram copiadas pelo programa de instalação e estão disponíveis a todos os usuários do computador, e todo documento aberto pode acessar as macros armazenadas neste contêiner. Você precisa de direitos de administrador para armazenar ou editar macros aqui.

O local do contêiner de macros do LibreOffice no sistema de arquivos depende do sistema operacional:

Minhas macros

Este contêiner é acessível apenas pelo usuário do LibreOffice. Qualquer documento aberto pode acessar macros armazenadas no contêiner. As macros neste local são armazenadas no perfil de usuário do LibreOffice.

O local do contêiner Minhas macros está no espaço do usuário e depende do sistema operacional:

Macros de documentos

As macros de documentos estão incorporadas no documento e são acessíveis apenas quando o documento está aberto.

Bibliotecas, Módulos e Macros

As macros Python podem ser organizadas em bibliotecas, módulos e macros. Use a hierarquia da Biblioteca de macros como um guia ao criar ou instalar novas macros em arquivos de módulo, novos arquivos de módulo em pastas de biblioteca ou novas pastas de biblioteca em contêineres.

♥ Doe para nosso projeto! ♥