Trabalhar com modelos globais de documentos e subdocumentos

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

Um modelo global de documentos permite gerir documentos extensos, tais como um livro que contém muitos capítulos. Um modelo global de documentos pode ser considerado como um contentor de ficheiro individuais do LibreOffice Writer. Os ficheiros individuais são denominados subdocumentos.

Para criar um modelo global de documento

  1. Execute um dos seguintes procedimentos:
  • Escolha Ficheiro - Novo - Modelo global de documento.
  • Abra um documento existente e escolha Ficheiro - Enviar - Criar modelo global de documento.
  1. Se estiver a criar um novo modelo global de documentos, a primeira entrada no Navegador deverá ser uma entrada de Texto. Escreva uma introdução ou um texto. Isto assegura que, após ter editado um estilo existente no modelo global de documentos, poderá ver o estilo alterado sempre que visualizar os subdocumentos.
  2. No Navegador do modelo global de documentos (deve abrir automaticamente, caso contrário prima F5), clique e mantenha premido o ícone Inserir e efetue uma das seguintes ações:
  • Para inserir um ficheiro existente como um subdocumento, escolha Ficheiro, localize o ficheiro que pretende incluir, e clique em Aceitar.
  • Para criar um novo subdocumento, escolha Novo documento, introduza um nome para o ficheiro, e em seguida clique em Guardar.
  • Para inserir algum texto entre subdocumentos, escolha Texto. Em seguida, digite o texto. Não pode inserir texto próximo de uma entrada de texto existente no Navegador.
  1. Escolha Ficheiro - Guardar.

Para editar um modelo global de documento

Utilize o Navegador para reorganizar e editar os subdocumentos de um modelo global de documentos.

  • Para abrir um subdocumento para editar, clique duas vezes no nome do subdocumento no Navegador.
  • Para remover um subdocumento de um modelo global de documentos, clique com o botão direito do rato no subdocumento da lista do Navegador e escolha Eliminar. O ficheiro do subdocumento não é eliminado, mas é apenas removida a entrada no Navegador.
  • Para adicionar texto a um documento principal, clique com o botão direito do rato num item da lista do Navegador e, em seguida, escolha Inserir - Texto. É introduzida uma secção de texto no modelo global de documentos antes do item selecionado onde é possível introduzir o texto pretendido. Não é possível introduzir texto junto a uma entrada de texto existente no Navegador.
  • Para reordenar os subdocumentos de um modelo global de documentos, arraste o subdocumento para uma nova localização na lista do Navegador. Pode também selecionar um subdocumento da lista e clicar no ícone Mover para baixo ou Mover para cima.
  • Para adicionar um índice, tal como um índice remissivo, clique com o botão direito na lista do navegador e, em seguida, escolha Inserir - Índice.
Ícone
Para atualizar um índice num modelo global de documentos, selecione o índice no Navegador e, de seguida, clique no ícone Atualizar.
Note.png Ao inserir um objeto como uma moldura ou imagem num modelo global de documentos, não ligue a âncora do objeto "na página". Ao invés, ligue a âncora a "no parágrafo" no separador Formatar - (Tipo de objeto) - Tipo e defina a posição do objeto relativamente à "Página inteira" nas caixas de lista Horizontal e Vertical.

Para iniciar cada subdocumento numa nova página

  1. Certifique-se de que cada subdocumento inicia com um título que utiliza o mesmo estilo de parágrafo, por exemplo, "Título 1".
  2. No modelo global de documentos, escolha Ver - Estilos e formatação e clique no ícone Estilos de parágrafo.
  3. Clique com o botão direito do rato em "Título 1" e escolha Modificar.
  4. Clique no separador Fluxo do texto.
  5. Na área Quebras, selecione Inserir e, de seguida, selecione “Página” na caixa Tipo.
  6. Se pretende que cada subdocumento inicie numa página ímpar, selecione Com estilo de página, e selecione "Página direita" na caixa.
  7. Clique em Aceitar.

Exportar um Modelo global de documento como um documento de texto do LibreOffice

  1. Escolha Ficheiro - Exportar.
  2. Na lista Formato do ficheiro, selecione um formato de ficheiro de documento de texto e clique em Exportar.
Note.png Os subdocumentos serão exportados como secções. Utilize Formatar - Secções para desproteger e remover secções, caso prefira um documento de texto simples sem secções.

Related Topics

Índices que abrangem vários documentos

Navegador no modo principal