Utilizar o Microsoft Office e o LibreOffice

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

O LibreOffice pode abrir e guardar documentos nos formatos do Microsoft Office, incluíndo os formatos Microsoft Office Open XML.

Abrir um ficheiro do Microsoft Office

  1. Escolha Ficheiro - Abrir. Selecione um ficheiro Microsoft Office na caixa de diálogo abrir ficheiro do LibreOffice .
Ficheiro MS Office... ...será aberto no módulo do LibreOffice
MS Word, *.doc, *.docx LibreOffice Writer
MS Excel, *.xls, *.xlsx LibreOffice Calc
MS PowerPoint, *.ppt, *.pps, *.pptx LibreOffice Impress

Guardar como um ficheiro do Microsoft Office

  1. Escolha Ficheiro - Guardar como.
  2. Na caixa Tipo de ficheiro, selecione um formato de ficheiro do Microsoft Office.

Guardar documentos em formatos do Microsoft Office

  1. Escolha 'Ferramentas - Opções' - Carregar/Guardar - Geral.
  2. Na área Formato de ficheiro padrão e definições ODF, selecione um tipo de documento e, em seguida, selecione o tipo de ficheiro para guardar.

Daqui em diante, se guardar um documento, oTipo de ficheiro será definido de acordo com a escolha efetuada. Pode, obviamente, continuar a selecionar outros tipos de ficheiros na caixa de diálogo guardar ficheiro.

Converter vários ficheiros do Microsoft Office para o formato OpenDocument

O Assistente do conversão de documentos irá copiar e converter todos os ficheiros Microsoft Office existentes para documentos do LibreOffice no formato de ficheiro OpenDocument. Pode especificar a pasta que deve ser lida e a pasta para a qual os ficheiros convertidos devem ser guardados.

  1. Escolha Ficheiro - Assistentes - Conversor de documentos para iniciar o assistente.

Macros no Microsoft Office e no LibreOffice

Com algumas exceções, o Microsoft Office e o LibreOffice não podem executar o mesmo código de macros. O Microsoft Office utiliza o código VBA (Visual Basic for Applications) e o LibreOffice utiliza o código Basic baseado no ambiente de API (Application Program Interface) do LibreOffice. Apesar de a linguagem de programação ser a mesma, os objetos e métodos utilizados são diferentes.

Note.png As versões mais recentes do LibreOffice podem executar alguns scripts Excel Visual Basic se ativar esta funcionalidade em em Ferramentas - Opções' - Carregar/Guardar - Propriedades VBA'.

Se utilizar macros numa das aplicações e pretender utilizar a mesma funcionalidade na outra aplicação, é necessário editar as macros. O LibreOffice pode carregar as macros contidas nos ficheiros do Microsoft Office e poderá, então, visualizar e editar o código da macro no editor LibreOffice Basic IDE.

Pode escolher manter ou eliminar as macros VBA

Abra um documento do Microsoft Office com um código de macro VBA. Altere apenas o conteúdo normal (texto, células, imagens) e não edite as macros. Guarde o documento como um ficheiro do Microsoft Office. Abra-o no Microsoft Office e as macros VBA vão ser executadas como anteriormente.

Pode eliminar as macros VBA do ficheiro do Microsoft Office ao carregar ou ao guardar.

  1. Escolha 'Ferramentas - Opções' - Carregar/Guardar - Propriedades VBA para definir a manipulação de macros VBA do LibreOffice.

Tópicos relacionados

Sobre a conversão de documentos do Microsoft Office

Abrir documentos

Abrir documentos guardados noutros formatos

Guardar documentos noutros formatos