Utilizar o Microsoft Office e o LibreOffice

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

O LibreOffice pode abrir e salvar documentos nos formatos de arquivo do Microsoft Office, incluindo os formatos Microsoft Office Open XML.

Abrir um arquivo do Microsoft Office

  1. Escolha Arquivo - Abrir. Selecione um arquivo do Microsoft Office na caixa de diálogo do LibreOffice.
O arquivo do MS Office... ...será aberto no módulo do LibreOffice
MS Word, *.doc, *.docx LibreOffice Writer
MS Excel, *.xls, *.xlsx LibreOffice Calc
MS PowerPoint, *.ppt, *.pps, *.pptx LibreOffice Impress

Salvar como arquivo do Microsoft Office

  1. Escolha Arquivo - Salvar como.
  2. Na caixa Tipo de arquivo, selecione um formato de arquivo do Microsoft Office.

Sempre salvar documentos em formatos do Microsoft Office

  1. Selecione Ferramentas - Opções - Carregar / Salvar - Geral.
  2. Na área Formato de arquivo padrão e configurações ODF, selecione primeiro o tipo de documento e depois selecione o tipo de arquivo para salvar.

De agora em diante, ao salvar um documento, o Tipo de arquivo será definido de acordo com sua escolha. Você ainda poderá selecionar outro tipo de arquivo na caixa de diálogo usada para salvar arquivos.

Converter vários arquivos do Microsoft Office em arquivos com o formato do OpenDocument

O Assistente de conversão de documentos copiará e converterá todos os arquivos do Microsoft Office existentes em uma pasta em documentos do LibreOffice no formato de arquivo do OpenDocument. Você pode especificar a pasta a ser lida e a pasta em que os arquivos convertidos serão salvos.

  1. Escolha Arquivo - Assistentes - Conversor de documentos para iniciar o assistente.

Macros no Microsoft Office e no LibreOffice

Com algumas poucas exceções, o Microsoft Office e o LibreOffice não podem executar o mesmo código de macro. O Microsoft Office utiliza o VBA (Visual Basic for Applications) e o LibreOffice utiliza o código Basic baseado no ambiente da API (Application Program Interface) do LibreOffice. Apesar da linguagem de programação ser a mesma, os métodos e objetos são diferentes.

Note.png The most recent versions of LibreOffice can run some Excel Visual Basic scripts if you enable this feature at Tools - Options' - Load/Save - VBA Properties'.

Se você utilizar macros em um dos aplicativos e desejar utilizar a mesma funcionalidade nos outros, você precisa editar as macros. O LibreOffice pode carregar os macros que estiverem dentro de arquivos do Microsoft Office. Assim, será possível exibir e editar o código de macro no editor IDE do Basic do LibreOffice.

Você pode optar por preservar ou excluir macros do VBA

Abra um documento do Microsoft Office que contenha código de macro do VBA. Altere somente o conteúdo normal (texto, células, figuras), mas não edite as macros. Salve o documento como um arquivo do tipo Microsoft Office. Abra o arquivo no Microsoft Office e as macros do VBA serão executadas como antes.

Você pode excluir macros do VBA do arquivo do Microsoft Office ao carregar ou salvar o arquivo.

  1. Acione o menu Ferramentas - Opções - Carregar / Salvar - Propriedades VBA para definir o tratamento das macros VBA no LibreOffice.

Tópicos relacionados

Sobre a conversão de documentos do Microsoft Office

Abrir documentos

Abrir documentos salvos em outros formatos

Salvar documentos em outros formatos