Idiomas

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

Define os idiomas padrão e algumas configurações locais de documentos.

Escolha Ferramentas - Opções' - Configurações de idioma - Idiomas'

Idioma de

Interface de usuário

Selecione o idioma utilizado na interface de usuário; por exemplo, nos menus, caixas de diálogo e arquivos de ajuda. Você deve ter instalado um pacote de idioma adicional ou uma versão multi-idioma do LibreOffice

A entrada "Padrão" seleciona o idioma da interface do usuário para o sistema operacional. Se o idioma não estiver disponível na instalação do LibreOffice, o idioma padrão será o de instalação do LibreOffice.

Configuração do local

Especifica as configurações de região das configurações do país. Isso influencia as definições de numeração, moeda e unidades de medida.

A entrada "Padrão" seleciona a configurações do local que foi selecionado para o sistema operacional.

Uma alteração neste campo é imediatamente aplicável. No entanto, alguns formatos definidos por padrão serão alterados somente se o documento tiver sido recém carregado.

Tecla separadora de decimal - Igual à configuração local

Especifica o uso da tecla separadora de decimal definida no seu sistema quando você pressiona a respectiva tecla no teclado numérico.

Se essa caixa de seleção estiver ativada, o caractere mostrado após "Igual à configuração local" será inserido quando você pressionar a tecla no teclado numérico. Se esta caixa não estiver ativada, será inserido o caractere que o seu software de driver de teclado fornece.

Moeda padrão

Especifica a moeda padrão usada para formatos e formatos monetários. Se alterar as definições do local, a moeda padrão muda automaticamente.

A entrada padrão se aplica ao formato de moeda atribuído à configuração local selecionada.

Uma alteração no campo Moeda padrão será transmitida a todos os documentos abertos e levará a alterações correspondentes nas caixas de diálogo e ícones que controlam o formato da moeda nesses documentos.

Padrões aceitos para datas

Especifica os formatos para aceitação de datas na configuração regional escolhida. Os valores introduzidos nas planilhas do Calc e nas células de tabelas do Writer têm que ser validados antes de serem aceitos como uma data válida. Os formatos são gerados durante a compilação, mas através desta opção, o usuário pode adicionar mais formatos ou modificar os existentes nesta caixa de edição.

Adicionalmente, os formatos aqui definidos também aceitam o formato ISO 8601 Y-M-D, e, desde o lançamento do LibreOffice 3.5 aplica-se ao formato YYYY-MM-DD.

Sintaxe: Y é o ano, M é o mês e D é o dia, independentemente da tradução.

Idiomas padrão para documentos

Especifica os idiomas para a verificação ortográfica, dicionário de sinônimos e hifenização.

Selecionar o idioma do documento

Warning.png A verificação ortográfica do idioma selecionado só funciona quando o módulo do idioma correspondente está instalado. Se a verificação ortográfica estiver ativada para determinado idioma, haverá uma marca de seleção ao lado da entrada desse idioma.

Ocidental

Especifica o idioma usado para a verificação ortográfica em alfabetos ocidentais.

Asiático

Especifica o idioma usado na verificação ortográfica em alfabetos asiáticos.

CTL

Especifica o idioma para verificação ortográfica para idiomas com textos de layout complexo.

Apenas para o documento atual

Especifica que as configurações para o idioma padrão são válidas somente para o documento atual.

Suporte aprimorado a idiomas

Mostra os elementos da interface do usuário para a escrita da Ásia oriental

Ativa o suporte para idiomas asiáticos. Você pode agora modificar as configurações correspondentes do idioma asiático no LibreOffice.

Para escrever em chinês, japonês ou coreano, é possível ativar o suporte para esses idiomas na interface do usuário.

Mostra os elementos da interface do usuário para escrita bidirecional

Ativa o suporte a textos de layout complexo. Você pode agora modificar a configuração correspondente ao texto de layout complexo no LibreOffice.

Idiomas que utilizam layout de texto complexo (CTL)

Ignorar idioma do sistema

Indica se as alterações ao idioma/teclado do sistema serão ignoradas. Se o forem, ao escrever o texto, este seguirá o idioma do documento ou parágrafo, ignorando o idioma do sistema.