Importar e exportar dados em formato de texto

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

Para intercambiar dados com um banco de dados que não tenha um vínculo ODBC e não permita a importação e exportação em dBASE, você pode utilizar um formato de texto em comum.

Importar dados para LibreOffice

Para trocar dados em um formato de texto, utilize o filtro de importação/exportação do LibreOffice Calc.

  1. Exporta os dados desejados do banco de dados de origem em um formato de texto. O formato de texto CSV é o formato recomendado, pois ele separa campos de dados utilizando delimitadores como vírgula e ponto e vírgula e separa registros inserindo quebras de linha.
  2. Escolha Arquivo - Abrir e clique no arquivo a importar.
  3. Selecione "Texto CSV" na caixa de combinação Tipo de arquivo. Clique em Abrir.
  4. A caixa de diálogo Importar texto aparecerá. Escolha quais dados do documento de texto que deseja incluir.

Quando os dados estiverem em uma planilha do LibreOffice Calc, você poderá editar conforme sua necessidade. Salve os dados como fonte de dados do LibreOffice:

  • Salva a planilha atual do LibreOffice Calc em formato dBASE na pasta de um banco de dados do dBASE. Para fazer isso, escolha Arquivo - Salvar como e em seguida, escolha o Tipo de arquivo "dBASE" e a pasta do banco de dados dBASE.

Exportar em formato de texto CSV

Você pode exportar a planilha atual do LibreOffice em um formato de texto que poderá ser lido por muitos outros aplicativos.

  1. Escolha Arquivo - Salvar como.
  2. Em Tipo de arquivo, selecione o filtro "Texto CSV". Insira um nome de arquivo e clique em Salvar.
  3. Isso abre a caixa de diálogo Exportação de arquivos de texto, para você selecionar o conjunto de caracteres, o delimitador de campos e o delimitador de texto. Clique em OK. Um aviso informará você de que apenas a planilha ativa foi salva.

Tópicos relacionados

Importando e exportando dados em Base

When in Calc: Importar e exportar arquivos dBASE