Importar e exportar dados em formato de texto

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

Se quiser trocar dados com uma base de dados que não possua uma ligação ODBC e não permita a importação e exportação dBase, pode utilizar um formato de texto comum.

Importar dados para o LibreOffice

Para trocar dados num formato de texto, utilize o filtro importar/exportar do LibreOffice Calc.

  1. Exporte os dados pretendidos da base de dados num formato de texto. É recomendado o formato de texto CSV. Este formato faz a separação dos campos de dados utilizando delimitadores como, por exemplo, vírgulas ou ponto e vírgula, e separa registos inserindo quebras de linha.
  2. Escolha Ficheiro - Abrir e clique no ficheiro a importar.
  3. Selecione "Texto CSV" na caixa de combinação Tipo de ficheiro. Clique em Abrir.
  4. É apresentada a caixa de diálogo Importar texto. Decida os dados a incluir a partir do documento de texto.

Assim que os dados estiverem numa folha de cálculo do LibreOffice Calc, pode editá-los conforme necessário. Guarde os dados como uma origem de dados do LibreOffice :

  • Guarde a atual folha de cálculo LibreOffice do Calc no formato dBase na pasta de uma base de dados dBase. Para tal, escolha Ficheiro - Guardar como e, em seguida, selecione o Tipo de ficheiro "dBASE" e a pasta da base de dados dBase.

Exportar em formato de texto CSV

É possível exportar a atual folha de cálculo do LibreOffice num formato de texto que possa ser lido por muitas outras aplicações.

  1. Escolha Ficheiro - Guardar como.
  2. Em Tipo de ficheiro, selecione o filtro "Texto CSV". Introduza um nome de ficheiro e clique em Guardar.
  3. Este procedimento abre a caixa de diálogo Exportação de ficheiros de texto, na qual pode selecionar o conjunto de caracteres, o delimitador de campo e o delimitador de texto. Clique em Aceitar. Um aviso informa que apenas a folha ativa foi guardada.

Tópicos relacionados

Importar e exportar dados no Base

When in Calc: Importar e exportar ficheiros dBASE