Glossário geral

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

Este glossário contém explicações de alguns dos termos mais importantes que é possível encontrar no LibreOffice.

Utilize o glossário para procurar termos desconhecidos encontrados em qualquer aplicação do LibreOffice.

Sistema de numeração

Um sistema de numeração é determinado pelo número de caracteres disponíveis para representação de números. O sistema decimal, por exemplo, baseia-se nos números (0..9), o sistema binário baseia-se nos números 0 e 1, e o sistema hexadecimal baseia-se em 16 caracteres (0...9 e A...F).

Ligação

O comando Ligações está localizado no menu Editar. Só é possível ativar o comando quando existe, no mínimo, uma ligação no documento atual. Por exemplo, ao inserir uma imagem, é possível inserir a mesma diretamente no documento ou como uma ligação.

Quando um objeto é inserido diretamente num documento, o tamanho do documento aumenta, pelo menos, à proporção do tamanho em bytes do objeto. Se guardar o documento e o abrir noutro computador, o objeto inserido permanecerá na mesma posição no documento.

Se inserir o objeto como ligação, só é inserida uma referência ao nome do ficheiro. O tamanho do documento aumenta apenas pela referência ao caminho e ao ficheiro. No entanto, se abrir o documento noutro computador, o ficheiro associado tem que estar exatamente na posição indicada pela referência para que seja possível mostrar o objeto no documento.

Utilize Editar - Ligações para ver quais os ficheiros inseridos como ligações. Se necessário, as ligações podem ser removidas. Esta operação vai quebrar a ligação e inserir o objeto diretamente.

Base de dados SQL / servidor SQL

Uma base de dados SQL é um sistema de base de dados que disponibiliza uma interface SQL. As bases de dados SQL são normalmente utilizadas em redes cliente/servidor, nas quais diferentes clientes acedem a um servidor central (por exemplo, um servidor SQL). Desta forma, são também denominadas de bases de dados de servidor SQL ou, de forma abreviada, servidores SQL.

No LibreOffice, é possível integrar bases de dados SQL externas. Estas bases de dados podem estar localizadas no disco rígido local ou na rede. O acesso às mesmas é possível através de ODBC, JDBC ou de um controlador nativo integrado no LibreOffice.

SQL

SQL (Structured Query Language) é uma linguagem utilizada para consultas de bases de dados. No LibreOffice é possível formular consultas em SQL ou de forma interativa com o rato.

Guardar de forma relativa e de forma absoluta

Em várias caixas de diálogo (por exemplo, Ferramentas - Texto automático), pode selecionar se pretende guardar ficheiros de forma relativa ou absoluta.

Se optar por selecionar de forma relativa, as referências a imagens incorporadas ou a outros objetos do documento serão guardadas relativamente à localização no sistema de ficheiros. Neste caso, não interessa o local onde a estrutura do diretório referenciado é registada. Os ficheiros serão localizados independentemente da localização, desde que a referência se mantenha na mesma unidade ou volume. Este facto é importante se pretender disponibilizar o documento noutros computadores que tenham nomes de estrutura de diretório, unidade ou volume completamente diferentes. Recomenda-se também que guarde de forma relativa se pretender criar uma estrutura de diretórios num servidor de Internet.

Se preferir guardar de forma absoluta, todas as referências a outros ficheiros serão também definidas como absolutas, com base na respetiva unidade, volume ou diretório raiz. A vantagem consiste no facto de ser possível mover o documento que contém as referências para outros diretórios ou pastas, e as referências permanecem válidas.

Linhas isoladas e linhas órfas

As linhas isoladas e órfãs são termos tipográficos históricos que têm sido utilizados desde há muitos anos. Uma linha isolada refere-se a uma linha no final de um parágrafo que, quando impressa, aparece isolada na parte superior da página seguinte. Pelo contrário, uma linha órfã é a primeira linha de um parágrafo, impressa isoladamente na parte inferior da página anterior. Pode evitar automaticamente estas ocorrências num documento de texto do LibreOffice para o estilo de parágrafo desejado. Ao executar esse procedimento, pode-se determinar o número mínimo de linhas a manter em conjunto numa página.

RTF

O RTF (Rich Text Format) é um formato de ficheiro desenvolvido para a troca de ficheiros de texto. Uma das suas características consiste no facto da formatação ser convertida em informações de texto passíveis de leitura direta. Infelizmente, em comparação com outros formatos de ficheiro, o formato RTF cria ficheiros relativamente grandes.

Base de dados relacional

Uma base de dados relacional é um conjunto de itens de dados organizado como um conjunto de tabelas formalmente descritas, a partir do qual é possível aceder ou reagrupar dados de diversas formas, sem ser necessário reorganizar as tabelas de base de dados.

Um sistema de gestão de bases de dados relacionais (RDBMS) é um programa que permite criar, atualizar e administrar uma base de dados relacional. Um RDBMS utiliza instruções SQL (Structured Query Language), introduzidas por um utilizador ou incluídas num programa de aplicação, para criar, atualizar ou conceder acesso à base de dados.

Um bom exemplo de uma base de dados relacional pode ser obtido com uma base de dados que inclua as tabelas Cliente, Compras e Faturas. Na tabela Faturas, não existem dados reais sobre o cliente ou sobre a compra. No entanto, a tabela contém referências através de uma ligação relacional, ou relação, aos respetivos campos da tabela Cliente e Compra (por exemplo, o campo ID de cliente da tabela de clientes).

Registo de conformidade

O registo de conformidade é um termo tipográfico utilizado em impressão. Este termo refere-se à impressão consistente das linhas de uma área de texto na frente e no verso de livros, jornais e revistas. A funcionalidade torna estas páginas mais fáceis de ler, impedindo que as sombras cinzentas brilhem entre linhas de texto. O termo refere-se também a linhas de colunas de texto adjacentes com a mesma altura.

Ao definir um parágrafo, um estilo de parágrafo ou um estilo de página com registo de conformidade, as linhas de base dos caracteres afetados são alinhadas para uma grelha de página vertical, independentemente do tamanho do tipo de letra ou da presença de imagens. Se quiser, pode especificar a definição para esta grelha como uma propriedade estilo de página.

Chave primária

Uma chave primária serve como identificador exclusivo dos campos da base de dados. A identificação única dos campos da base de dados é utilizada em bases de dados relacionais para aceder a dados de outras tabelas. Se for feita referência a uma chave primária de outra tabela, esta é designada como chave externa.

No LibreOffice, pode definir a chave primária na vista de desenho de uma tabela, escolhendo o comando relevante no menu de contexto de um cabeçalho de linha para o campo selecionado.

PNG

PNG (Portable Network Graphics) é um formato de ficheiro gráfico. Os ficheiros são comprimidos com um fator de compressão selecionável e, contrariamente ao formato JPG, os ficheiros PNG são sempre comprimidos sem qualquer perda de informação.

OpenGL

OpenGL é uma linguagem de objetos gráficos 3D, inicialmente desenvolvida pela SGI (Silicon Graphics Inc). São normalmente utilizados dois dialetos desta linguagem: Microsoft OpenGL, desenvolvido para utilização em Windows NT e Cosmo OpenGL criado pela SGI. O último representa uma linguagem gráfica independente para todas as plataformas e todos os tipos de computadores, utilizável mesmo em máquinas sem equipamento especial para imagens 3D.

OLE

Os objetos OLE (Object Linking and Embedding) podem ser associados a um documento destino ou podem ser incorporados. Através da incorporação, é inserida uma cópia do objeto e os detalhes do programa de origem no documento de destino. Se quiser editar o objeto, ative o programa de origem clicando duas vezes no objeto.

ODBC

O ODBC (Open Database Connectivity) é uma norma de protocolo através da qual as aplicações podem aceder a sistemas de base de dados. A linguagem de consulta utilizada é SQL (Structured Query Language). No LibreOffice, é possível determinar, para cada base de dados, se serão utilizados comandos SQL para a execução de consultas. Em alternativa, pode utilizar a ajuda interativa para definir a consulta através de um clique do rato, sendo automaticamente convertida para SQL pelo LibreOffice.


Objeto

Um objeto é um elemento de ecrã que contém dados. Pode referir-se a dados de aplicação, tais como texto ou imagens.

Os objetos são independentes e não se influenciam entre si. É possível atribuir comandos a qualquer objeto que contenha dados. Por exemplo, um objeto gráfico possui comandos para edição de imagem, e uma folha de cálculo contém comandos de cálculo.

Menu de contexto

Para ativar o menu de contexto de um objeto, comece por clicar no objeto com o botão esquerdo do rato para o selecionar e, em seguida, , clique no botão direito do rato. Alguns menus de contexto podem ser invocados mesmo que o objeto não tenha sido selecionado. Os menus de contexto podem ser encontrados em qualquer local do LibreOffice.

Kerning

Kerning significa o aumento ou diminuição do espaço entre pares de letras, para melhorar o aspeto geral do texto.

As tabelas de kerning contêm informações sobre os pares de letras que requerem mais espaçamento. Estas tabelas são geralmente componentes de um tipo de letra.

JDBC

Pode utilizar a API JDBC (Java Database Connectivity) para estabelecer ligação a uma base de dados a partir do LibreOffice. Os controladores JDBC são escritos em linguagem de programação Java e são independentes da plataforma.

Formatação

A formatação refere-se ao esquema visual de texto, através da utilização de um programa de processamento de texto ou DTP. Inclui a definição do formato do papel, das margens da página, de tipos de letra e efeitos do tipo de letra, bem como avanços e espaçamento. É possível formatar texto diretamente ou com estilos fornecidos pelo LibreOffice.

Botão rotativo

  1. Em controlos de formulário, um botão rotativo corresponde a um campo numérico, a um campo monetário, a um campo de data ou a um campo de hora. Se a propriedade "Botão rotativo" estiver ativa, o campo mostra um par de símbolos com setas a apontar no sentido oposto, na vertical ou na horizontal.
  2. No Basic IDE, um botão rotativo é o nome utilizado para o campo numérico em conjunto com os dois símbolos de seta.

Pode escrever um valor numérico no campo junto ao botão rotativo ou selecionar o valor com os símbolos de seta para cima ou de seta para baixo do botão rotativo. No teclado, pode premir as teclas de seta para cima e de seta para baixo para aumentar ou reduzir o valor. Pode premir as teclas Page Up e Page Down para definir o valor máximo e o valor mínimo.

Se no campo junto ao botão rotativo forem definidos valores numéricos, pode definir igualmente uma unidade de medida, por exemplo, 1 cm ou 5 mm, 12 pt ou 2".

DDE

DDE significa "Dynamic Data Exchange" ("Intercâmbio dinâmico de dados"), um predecessor de OLE, "Object Linking and Embedding". Com as ligações DDE, pode associar objetos através da referência de ficheiros, mas não os pode incorporar.

Pode criar uma ligação DDE usando o seguinte procedimento: Selecione células da folha de cálculo do Calc, copie-as para a área de transferência, mude para outra folha de cálculo e selecione a caixa de diálogo Editar - Colar especial. Selecione a opção Ligação para inserir o conteúdo como ligação DDE. Ao ativar uma ligação, a área da célula inserida será lida a partir do ficheiro original.

Esquema de texto complexo (CTL)

Os idiomas de esquema de texto complexo podem ter algumas ou todas as seguintes funcionalidades:

  • O idioma é escrito em caracteres ou glifos compostos por várias partes
  • A direção do texto é da direita para a esquerda.

Atualmente, o LibreOffice apenas admite como idiomas CTL o hindi, o tailandês, o hebraico e o árabe.

Ative o suporte a CTL em Ferramentas - Opções' - Definições de idioma - Idiomas'.

Objeto Bézier

Desenvolvida pelo matemático francês Pierre Bézier, a curva de Bézier é uma curva matematicamente definida, utilizada em aplicações gráficas bidimensionais. A curva é definida por quatro pontos: a posição inicial, a posição final e dois pontos intermédios distintos. Os objetos Bézier podem ser modificados movendo estes pontos com o rato.

ASCII

Abreviatura de American Standard Code for Information Interchange. O formato ASCII é um conjunto de caracteres para exibição de tipos de letra em computadores pessoais. É constituído por 128 caracteres, incluindo letras, números, pontuação e símbolos. O conjunto expandido de caracteres ASCII contém 256 caracteres. A cada carácter foi atribuído um número exclusivo, referido igualmente como Código ASCII.

Em páginas HTML, apenas devem ser apresentados caracteres do conjunto de caracteres ASCII de 7 bits. Outros caracteres, tais como tremas do alemão, distinguem-se através de um código diferente. É possível introduzir caracteres de código ASCII: o filtro de exportação do LibreOffice efetua a conversão necessária.

Acoplar

Algumas janelas no LibreOffice, por exemplo a janela Estilos e formatação ou a janela Navegador, são janelas "acopláveis". Pode mover, redimensionar e acoplar as janelas a um canto. Pode acoplar várias janelas em cada extremidade, umas em cima das outras, ou paralelamente; em seguida, pode alterar as proporções das janelas, deslocando as linhas de limite.

Para desacoplar e voltar a acoplar, prima a tecla Ctrl e clique duas vezes numa área vazia da janela. Na janela de Estilos e formatação, pode clicar duas vezes numa parte cinzenta da janela junto aos ícones, enquanto mantém premida a tecla Ctrl.

Acoplar (ocultar automaticamente)

Na extremidade de qualquer janela à qual esteja acoplada outra janela, verá um botão que permite mostrar ou ocultar a janela.

  • Ao clicar no botão na extremidade da janela para mostrar a janela, esta permanecerá visível até a ocultar manualmente (com o mesmo botão).
  • Se mostrar a janela clicando na margem da mesma mas não no botão, a função Ocultar automaticamente é ativada. A função Ocultar automaticamente permite mostrar temporariamente uma janela oculta ao clicar na respetiva extremidade. Ao clicar no documento, a janela acoplada é novamente ocultada.

Formatação direta e formatação de estilos

Se um documento for formatado sem estilos, este procedimento chama-se formatação "direta". Isto significa a modificação de texto ou outros objetos, tais como molduras ou tabelas, através da aplicação direta de vários atributos. A formatação aplica-se apenas à área selecionada e é necessário efetuar todas as modificações separadamente. Por outro lado, os Estilos não são aplicados diretamente ao texto, sendo definidos na janela Estilos e formatação e só então aplicados. Uma vantagem deste procedimento consiste no facto de, quando um estilo é modificado, todas as partes do documento às quais esse estilo foi atribuído são modificadas em simultâneo.

Pode remover a formatação diretamente no documento, selecionando a totalidade do texto através das teclas de atalho Ctrl+A e, em seguida, escolhendo Formatar - Limpar formatação direta.

IME

IME significa Input Method Editor (editor de método de introdução). É um programa que permite ao utilizador a introdução de caracteres complexos de conjuntos de caracteres não ocidentais, utilizando um teclado padrão.