Geral

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

Essa guia Geral permite que você defina as propriedades gerais de um controle de formulário. Essas propriedades diferem conforme o tipo de controle. Nem todas as propriedades a seguir encontram-se disponíveis para cada controle.

Abra o menu de contexto de um elemento de formulário selecionado e escolha a guia Controle - Geral

Abra a barra de ferramentas Controles de formulários ou a barra de ferramentas Design de formulário e clique no ícone Controle da guia Geral

Note.png Se você exportar o documento de formulário atual para formato HTML, serão exportados os valores de controle padrão, ao invés dos valores de controle atuais. Os valores padrão são determinados, dependendo do tipo de controle, pelo valor padrão (por exemplo, nos campos de texto), pelo status padrão (para caixas de seleção e campos de opções) e pela seleção padrão (para caixas de listagem).

Contents

Quadro

Você também pode especificar o quadro de destino para exibir um URL que você abre ao clicar em um botão ao qual tenha sido atribuída a ação Abrir documento ou página da Web).

Se clicar no campo, você poderá selecionar uma opção na lista para especificar o quadro no qual o próximo documento deverá ser carregado. Existem as seguintes possibilidades:

Entrada Significado
_blank O próximo documento será criado em um novo quadro vazio.
_parent O próximo documento é criado em um quadro pai. Se não existir pai, o documento será criado no mesmo quadro.
_self O próximo documento será criado no mesmo quadro.
_top O próximo documento será criado em uma janela de nível superior, ou seja, no quadro mais alto da hierarquia; se o quadro atual já for uma janela superior, o documento será criado nele.
Note.png A propriedade Quadro é relevante para formulários HTML, mas não para formulários de banco de dados.

Valor

Em um controle oculto, em Valor, você pode inserir os dados que são herdados pelo controle oculto. Esses dados serão transferidos durante o envio do formulário.

Roda do mouse

Define se o valor será alterado quando o usuário gira a roda do mouse. Nunca: Sem alteração do valor. Ao receber foco: (padrão) O valor se altera quando o controle recebe o foco e a roda aponta para o controle e seja girada. Sempre: O valor altera quando a roda aponta para o controle e for girada, independente do controle que recebeu o foco.

Posição X

Define a posição X do controle, relativa à âncora.

Posição Y

Define a posição Y do controle, relativa à âncora.

Âncora

Define se o controle será ancorado.

Largura

Define a largura do controle.

Altura

Define a altura do controle.

Orientação

Especifica a orientação horizontal ou vertical de uma barra de rolagem ou caixa de número.

Tamanho visível

Especifica o tamanho da miniatura da barra de rolagem em "unidades de valor". Um valor de "Valor máx. de rolagem" menos "Valor mín. de rolagem" dividido por dois resultaria em uma miniatura da barra de rolagem que ocupa metade da área de plano de fundo.

Se definido como 0, a largura da miniatura será igual à sua altura.

Grande alteração

Especifica o valor a somar ou subtrair quando o usuário clicar ao lado do controle deslizante na barra de rolagem.

Pequena alteração

Especifique o valor a ser somado ou subtraído quando o usuário clicar no ícone de seta na barra de rolagem.

Caracteres de senha

Se o usuário inserir uma senha, você pode determinar os caracteres que serão exibidos no lugar dos caracteres digitados pelo usuário. Em Caractere de senha, insira o código ASCII do caractere desejado. Você pode utilizar os valores de 0 a 255.

Tip.png Os caracteres e seus códigos ASCII correspondentes podem ser vistos na caixa de diálogo Caracteres especiais (Inserir - Caractere especial).

Cor do símbolo

Especifica a cor dos símbolos nos controles, por exemplo, as setas em uma barra de rolagem.

Valor de incr./decremento

Determina os intervalos a serem somados ou subtraídos a cada ativação do controle da caixa de número.

Fim das linhas de texto com

No caso de campos de texto, selecione a linha e o código a serem usados ao escrever um texto em uma coluna do banco de dados.

Tamanho dos ícones

Especifica se os ícones em uma barra de navegação selecionada devem ser grandes ou pequenos.

Filtro/Classificação

Especifica como mostrar ou ocultar os itens de filtragem e de ordenação num controle selecionado da barra de navegação. Os itens de filtragem e ordenação são: Ordem crescente, Ordem decrescente, Filtro automático, Filtro padrão, Aplicar filtro e Redefinir Filtro / ordenação.

Navegação

Especifica que itens de navegação fiquem em exibição ou ocultos em um controle selecionado da barra de navegação. Veja a seguir quais são os itens de navegação: Primeiro registro, Registro anterior, Próximo registro, Último registro.

Visível

Define se o controle será visível no modo ao vivo. No modo de design, o controle sempre será visível.

Note que se esta propriedade for definida como "Sim" (o padrão), isso não significa necessariamente que o controle realmente aparecerá na tela. Restrições adicionais serão aplicadas ao calcular a visibilidade efetiva do controle. Por exemplo, um controle colocado em uma seção oculta no Writer nunca será visível, a não ser que a própria seção se torne visível.

Se a propriedade for definida como "Não", o controle sempre será oculto no modo ao vivo.

Versões antigas do OpenOffice.org até a versão 3.1 ignorarão silenciosamente esta propriedade ao ler documentos que a utilizam.

Valor máx. de rolagem

Especifique o valor máximo de um controle de barra de rolagem.

Valor mín. de rolagem

Especifique o valor mínimo de um controle de barra de rolagem.

Posicionamento

Especifica que itens de posicionamento fiquem em exibição ou ocultos em um controle selecionado da barra de navegação. Veja a seguir quais são os itens de posicionamento: Rótulo do registro, Posição do registro, Rótulo de contagem do registro e Contar registros.

Máscara literal

Com campos de máscara, você pode especificar uma máscara literal. Uma máscara literal contém os valores iniciais de um formulário e está sempre visível após o download de um formulário. Utilizando um código de caractere para a Máscara de edição, você pode determinar as entradas que o usuário pode digitar no campo de máscara.

Note.png O tamanho da máscara literal sempre corresponderá ao tamanho da máscara de edição. Se esse não for o caso, a máscara de edição será cortada ou preenchida com espaços em branco até atingir o tamanho da máscara de edição.

Escala

Redimensiona a imagem para adequá-la ao tamanho do controle.

Cor da borda

Especifica a cor da borda dos controles cuja propriedade Borda está definida como "plana".

Estilo

Especifica se caixas de seleção e botões de opção serão exibidos em 3D (padrão) ou planos.

Ocultar seleção

Especifica se uma seleção de texto em um controle continuará selecionada quando o foco não estiver mais em um controle. Se a opção Ocultar seleção estiver configurada como "Não", o texto permanecerá selecionado quando o foco não estiver mais no controle que contém o texto.

Retirar foco ao clicar

Se você definir essa opção como "Sim", o foco será transferido para o botão de ação quando você clicar nele.

Alternar

Especifica se um botão de ação se comporta como botão de alternância. Se definir o botão de alternância como "Sim", poderá alternar entre os estados de controle "selecionado" e "não selecionado" ao clicar no botão ou ao pressionar a barra de espaço enquanto o foco estiver no controle. Um botão no estado "selecionado" aparece "pressionado".

Número de linhas

No caso de caixas de combinação com a propriedade Suspensa, você pode especificar quantas linhas deverão ser exibidas na lista suspensa. Nos campos de controle que não tiverem a opção Suspensa, a exibição da linha será especificada pelos tamanhos do campo de controle e do tamanho da fonte.

Ação

Você pode usar as ações de navegação para projetar seus próprios botões de navegação do banco de dados.

A tabela a seguir descreve as ações que você pode atribuir a um botão.

Ação Descrição
Nenhum Nenhuma ação será acionada.
Submeter formulário Envia os dados que são digitados em outros campos de controle do formulário atual para o endereço especificado em Propriedades do formulário no URL.

Insira o URL na caixa de texto "URL" da propriedade de dados do formulário quando exportar para um arquivo PDF.

Redefinir formulário Redefine as configurações nos outros campos de controle para valores padrão predefinidos.(Status padrão, Seleção padrão, Valor padrão).
Abrir documento/página da Web Abre o URL que está especificado por URL.Você pode usar Quadro para especificar o quadro de destino.
Primeiro registro Move o formulário atual até o primeiro registro.
Registro anterior Move o formulário atual até o registro anterior.
Próximo registro Move o formulário atual até o próximo registro.
Último registro Move o formulário atual até o último registro.
Salvar registro Salva o registro atual, se necessário.
Desfazer: entrada de dados Reverte as alterações no registro atual.
Novo registro Move o formulário atual até a linha de inserção.
Excluir registro Exclui o registro atual.
Atualizar formulário Recarrega a versão do formulário atual que foi salva mais recentemente.

Suspensa

Um campo de controle com a propriedade suspensa possui um botão de seta adicional, que, a cada clique no mouse, abre a lista das entradas existentes no formulário. Em Contagem de linha, você pode especificar quantas linhas deverão ser exibidas no estado suspenso. Os campos de combinação podem ter a propriedade suspensa.

Por padrão, as caixas de combinação que foram inseridas como colunas em uma tabela serão sempre suspensas.

Alinhamento/Alinhamento da figura

As opções de alinhamento são: alinhamento à esquerda, alinhamento à direita e centralizado. Essas opções estão disponíveis para os seguintes elementos:

  1. Títulos de campos de rótulo
  2. Conteúdo de campos de texto
  3. Conteúdo de campos de tabela nas colunas de um controle de tabela
  4. Figuras ou texto utilizados em botões

    A opção Alinhamento utilizada para botões denomina-se Alinhamento da figura.

Fonte

Para campos de controle que contém texto ou títulos visíveis, selecione a fonte de exibição desejada. Para abrir a caixa de diálogo Fonte, clique no botão .... A fonte selecionada será usada nos nomes dos campos de controle e para exibir dados nos campos de controle de tabela.

Autocompletar

A função Autopreenchimento exibe uma lista das entradas anteriores quando você começa a digitar uma entrada.

Campo de rótulo

Especifica a fonte para o rótulo do controle. O texto do campo do rótulo será inserido sempre que o nome de um campo do banco de dados de origem for encontrado. Por exemplo, no Navegador de filtros, na caixa de diálogo Pesquisar, e como um nome de coluna na exibição da tabela.

Para definir um caractere do rótulo como um caractere mnemônico, a fim de que o usuário possa acessar esse controle pressionando o caractere no teclado, insira um til (~) na frente do caractere localizado no rótulo.

Somente o texto de um quadro de grupo pode ser utilizado como campo de rótulo ao utilizar botões de opção. Este texto se aplica para todos os botões de opção do mesmo grupo.

Se você clicar no botão ..., ao lado do campo de texto, será exibida a caixa de diálogo Seleção de Campo de Rótulo. Selecione um controle na lista de controles disponíveis.

Verifica a caixa de Não atribuição para remover o vínculo entre um controle e o campo de rótulo atribuído.

Largura

Define a largura da coluna no campo de controle da tabela nas unidades especificadas nas opções do módulo LibreOffice. Se preferir, você pode inserir um valor seguido de uma unidade de medida válida, por exemplo, 2cm.

Repetir

Especifica se a ação de um controle, como um botão giratório, repete-se quando você clica no controle e mantém o botão do mouse pressionado.

Atraso

Especifica o atraso em milissegundos entre eventos recorrentes. Um evento recorrente ocorre quando você clica em um botão de seta ou no plano de fundo de uma barra de rolagem, quando clica em um dos botões de navegação de registro de uma barra de navegação ou, ainda, quando mantém o botão do mouse pressionado durante alguma tempo. Você pode inserir um valor seguido de uma unidade de tempo válida: por exemplo, 2 s ou 500 ms.

Marcador de registros

Especifica se a primeira coluna deverá ser exibida com rótulos de linhas, onde o registro atual será indicado por uma seta.

Formato de data

Com campos de data, você pode determinar o formato de exibição das datas.

Note.png Todos os campos de formato (data, hora, monetário, numérico) serão formatados automaticamente no formato selecionado assim que você sair deles, independentemente de como inseriu as entradas.

Botão giratório

Campos numéricos, campos monetários e campos de data e hora podem ser apresentados como botões giratórios no formulário.

Três estados

Especifica se uma caixa de seleção também poderá representar valores ZERO de um banco de dados vinculado independentemente dos valores TRUE (VERDADEIRO) e FALSE (FALSO). Essa função somente estará disponível se o banco de dados aceitar os três estados: TRUE, FALSE e ZERO.

Note.png A propriedade Três estados só é definida para formulários de banco de dados, e não para formulários HTML.

Imprimível

Especifica se o campo de controle deverá ser exibido na impressão do documento.

Altura da linha

Nos controles de tabela, insira um valor para a altura da linha. Caso deseje, você pode inserir um valor seguido de uma unidade de medida válida; por exemplo, 2 cm.

Máscara de edição

Especificando o código de caractere em campos de padrão, é possível determinar o que o usuário poderá inserir no campo de padrão.

O comprimento da máscara de edição determina o número das posições de entrada possíveis. Se o usuário inserir caracteres que não correspondam à máscara de edição, a entrada será rejeitada quando ele sair do campo. Para definir a máscara de edição, você pode inserir os caracteres a seguir:

Caractere Significado
L Uma constante do texto. Essa posição não pode ser editada. O caractere é exibido na posição correspondente na Máscara Literal.
a Os caracteres a-z e A-Z podem ser inseridos. Não é possível converter caracteres em maiúsculas em caracteres em minúsculas.
A Os caracteres A-Z podem ser inseridos. Se for inserida uma letra minúscula, ela será automaticamente convertida em maiúscula
c Os caracteres a-z, A-Z e 0-9 podem ser inseridos. Os caracteres em maiúsculas não são convertidos em caracteres em minúsculas.
C Os caracteres A-Z e 0-9 podem ser inseridos aqui. Se for inserida uma letra minúscula, ela será automaticamente convertida em maiúscula
N Somente os caracteres 0-9 podem ser inseridos.
x Todos os caracteres imprimíveis podem ser inseridos.
X Todos os caracteres imprimíveis podem ser inseridos. Se for usada uma letra minúscula, ela será automaticamente convertida em maiúscula.

Para a máscara literal "__.__.2000", por exemplo, defina a máscara de edição "NNLNNLLLLL" de forma que o usuário só poderá inserir quatro dígitos ao entrar com uma data.

Formato rígido

Você pode ter uma marca de formato em campos de controle que aceitam conteúdos formatados (data, hora etc). Se a função de formato estrito estiver ativada (Sim), somente serão aceito os caracteres permitidos. Por exemplo, em um campo de data, somente serão aceitos delimitadores de data ou números; todas as entradas alfabéticas digitadas no teclado serão ignoradas.

Quebra de palavra

Exibe texto em mais de uma linha. Permite utilizar quebras de linha em uma caixa de texto, para poder inserir mais de uma linha de texto. Para inserir manualmente uma quebra de linha, pressione a tecla Enter.

Figura

Um botão de imagem possui uma propriedade Figura. A propriedade Figura especifica o nome do arquivo e o caminho da figura que você quer exibir no botão. Se você selecionar o arquivo gráfico com o botão ..., o nome do arquivo e o caminho serão automaticamente incluídos na caixa de texto.

Valor padrão de rolagem

Define o valor padrão da barra de rolagem.

Texto da Ajuda

Oferece a opção de inserir um texto de ajuda que será exibido como uma dica no controle. A dica mostrará o texto no modo do usuário quando o mouse for movido sobre o controle.

No caso de botões do tipo URL, o texto de ajuda será exibido como uma dica estendida, no lugar do endereço do URL.

URL da Ajuda

Especifica um rótulo de lote na ortografia URL que se refere a um documento da Ajuda e que pode ser acessado por meio da Ajuda do campo de controle. Para abrir a Ajuda do campo de controle, o foco deve estar posicionado no campo de controle e o usuário deve pressionar F1.

Cor do plano de fundo

Uma cor de plano de fundo está disponível para a maioria dos campos de controle. Se você clicar em Cor de plano de fundo, será aberta uma lista que permite que você selecione dentre várias cores. A opção "Padrão" adota a configuração do sistema. Se a cor desejada não estiver listada, clique no botão ... para definir uma cor na caixa de diálogo Cor.

Barra de rolagem

Adiciona o tipo de barra de rolagem que você especificar à caixa de texto.

Incremento

Você pode predefinir os intervalos de valores em caixas de número monetárias e numéricas. Utilize os botões de setas da caixa de número para aumentar ou diminuir o valor.

Formato de Hora

Você pode definir o formato desejado para a exibição de hora.

Entradas da lista

Observe as dicas referentes aos controles do teclado.

A entrada da lista padrão predefinida é inserida na caixa de combinação seleção padrão.

Note.png Observe que as entradas da lista inseridas aqui serão incorporadas ao formulário somente se, na guia Dados, em Tipo de conteúdo da lista, a opção "Lista de valores" estiver selecionada.

Se não desejar gravar as entradas da lista no banco de dados nem transmiti-las ao destinatário do formulário da Web, mas em vez disso usar valores atribuídos que não estejam visíveis no formulário, você pode atribuir as entradas da lista a outros valores em uma lista de valores. A lista de valores é definida na guia Dados. Em Tipo de conteúdo da lista, selecione a opção "Lista de valores". Entre com os valores em Conteúdo da lista que devem ser atribuídos às entradas da lista visíveis correspondentes do formulário. Para a atribuição correta, a ordem na lista de valores é importante.

Note.png Para documentos HTML, uma entrada da lista inserida na guia Geral corresponde à marca HTML <OPTION>; uma entrada da lista de valores inserida na guia Dados em Conteúdo da lista corresponde à marca <OPTION VALUE=...>.

Data máx.

Determina uma data que não pode ser excedida por nenhum outro valor introduzido pelo usuário.

Tamanho máximo do texto

Em caixas de combinação e de texto, você pode definir o número máximo de caracteres que o usuário pode inserir. Se essa propriedade de campo de controle for incerta, a configuração padrão será zero.

Se o controle estiver vinculado a um banco de dados e o tamanho do texto for aceito a partir da definição do campo do banco de dados, você não deve inserir o tamanho do texto aqui. As configurações só serão aceitas a partir do banco de dados se a propriedade de controle não estiver definida (estado "Não Definido").

Valor máx.

Para campos monetários e numéricos, você pode determinar o valor máximo que o usuário poderá inserir.

Hora máx.

Determina uma hora que não pode ser excedida por nenhum outro valor introduzido pelo usuário.

Seleção múltipla

Permite que você selecione mais de um item em uma caixa de listagem.

Tipo de texto

Permite que você use quebras de linhas e formatação em um campo de controle, tal como uma caixa de texto ou um rótulo. Para inserir manualmente uma quebra de linha, pressione a tecla Enter. Selecione "Várias linhas com formatação" para inserir o texto formatado.

Warning.png Se você selecionar o tipo de texto "Várias linhas com formatação", não poderá vincular esse controle a um campo de banco de dados.
Note.png Esse controle denomina-se "Entrada de várias linhas" para uma coluna de texto dentro de um controle de tabela.

Data mín.

Determina a data mínima que o usuário pode inserir.

Valor mín

Para campos monetários e numéricos, você pode determinar um valor mínimo para impedir que o usuário insira um valor menor.

Hora mín.

Determina a hora mínima que um usuário pode inserir.

Texto da Ajuda

Você pode especificar informações adicionais ou um texto descritivo para cada campo de controle. Essa propriedade ajuda o programador a salvar informações adicionais que possam ser utilizadas no código do programa. Esse campo pode ser utilizado, por exemplo, para variáveis ou outros parâmetros.

Precisão decimal

Com campos monetários e numéricos, você pode determinar o número de dígitos exibidos à direita do ponto decimal.

Nome

Cada campo de controle e cada formulário possui uma propriedade Nome pela qual ele pode ser identificado. Tal nome será exibido no Navegador de formulários e, usando esse nome, o campo de controle pode ser acessado por uma macro. As configurações padrão já especificam um nome que será construído usando o rótulo do campo e seu número.

Note.png Se você trabalha com macros, certifique-se de que os nomes dos controles sejam exclusivos.

O nome também é utilizado para agrupar controles diferentes que tenham a mesma funcionalidade, como os botões de opção. Para isso, dê o mesmo nome a todos os membros do grupo: controles com nomes idênticos formam um grupo. Controles agrupados podem ser representados visualmente utilizando uma Caixa de grupo.

Barra de navegação

Especifica se a barra de navegação deverá ser exibida na borda inferior dos controles da tabela.

Somente leitura

A propriedade Somente leitura pode ser atribuída a todos os controles nos quais o usuário possa inserir texto. Se você atribuir uma propriedade somente leitura a um campo de imagem que utilize figuras de um banco de dados, o usuário não será capaz de inserir novas figuras no banco de dados.

Borda

No caso de campos de controle que têm um quadro, você pode determinar a exibição da borda no formulário utilizando a propriedade Borda. Você pode selecionar dentre as opções "Sem quadro", "Aparência 3D" ou "Simples".

Ordem de tabulação

A propriedade Ordem de tabulação determina a ordem na qual os controles serão focalizados no formulário quando você pressionar a tecla de tabulação. No caso de um formulário que contenha mais de um controle, o foco passará para o próximo controle quando você pressionar a tecla de tabulação. Você pode especificar a ordem na qual o foco é alterado com um índice em Ordem de tabulação.

Note.png A propriedade Ordem de tabulação não está disponível para Controles ocultos. Caso deseje, defina esta propriedade para botões de imagem e controles de imagem, de forma que possa selecionar esses controles com a tecla Tab.

Ao criar um formulário, um índice será atribuído automaticamente aos campos de controle adicionados ao formulário; todo campo de controle adicionado recebe um índice acrescido de 1. Se você alterar o índice de um controle, os índices dos demais controles serão automaticamente atualizados. Os elementos que não podem ter foco (Tabstop = Não) também recebem um valor. No entanto, esses controles são ignorados quando se usa a tecla Tab.

Você também pode facilmente definir os índices dos diferentes controles na caixa de diálogo Ordem de Tabulação.

Atuando em um registro

Especifica que itens de ação fiquem em exibição ou ocultos em um controle selecionado da barra de navegação. Estes são os itens de ação: Salvar registro, Desfazer, Novo registro, Excluir registro, Atualizar.

Status padrão

Especifica se uma opção ou caixa de seleção estará marcada por padrão.

Em um botão do tipo redefinir, você pode definir o status do controle se o botão redefinir estiver ativado pelo usuário.

No caso de campos de opções agrupadas, o status do grupo correspondente à configuração padrão será definido pela propriedade Status padrão.

Seleção padrão

Especifica a entrada da caixa de listagem a ser marcada como a entrada padrão.

No caso de um botão do tipo Redefinir, a entrada Seleção padrão definirá o estado da caixa de listagem caso o usuário ativar o botão redefinir.

No caso de uma caixa de listagem que contenha uma lista de valores, você pode clicar no botão ... para abrir a caixa de diálogo Seleção padrão.

Na caixa de diálogo Seleção padrão, escolha as entradas a serem marcadas como selecionadas quando você abrir o formulário que contém a caixa de listagem.

Valor padrão

Define o valor padrão do campo de controle. Por exemplo, o valor padrão será inserido quando um formulário for aberto.

No caso de um botão do tipo Redefinir, a entrada Valor padrão definirá o estado do controle se o usuário ativar esse botão.

Formatação

Especifica o código de formato para o controle. Clique no botão ... para selecionar o código do formato.

Hora padrão

Define a hora padrão.

Data padrão

Define a data padrão.

Texto padrão

Configura o texto padrão como uma caixa de texto ou uma caixa de combinação.

Botão padrão

A propriedade Botão padrão especifica que o botão correspondente será operado quando você pressionar a tecla Enter. Se você abrir a caixa de diálogo ou o formulário e não executar nenhuma ação adicional, o botão com essa propriedade será o botão padrão.

Note.png Essa propriedade deve ser atribuída apenas a um único botão dentro do documento.

Ao utilizar formulários de página da internet, você poderá se deparar com essa propriedade em máscaras de pesquisa. São máscaras de edição que contém um campo de texto e um botão do tipo Enviar. O termo da pesquisa é inserido no campo de texto e a pesquisa é iniciada ativando-se o botão. Se o botão for definido como botão padrão, basta pressionar a tecla Enter após inserir o termo de pesquisa para iniciar a pesquisa.

Símbolo de prefixo

Determina se o símbolo monetário atual será exibido antes ou depois do número ao se utilizar campos monetários. Por padrão, os símbolos monetários não são prefixados.

Parada de tabulação

A propriedade Parada de tabulação determina se um campo de controle pode ser selecionado com a tecla Tab. As seguintes opções encontram-se disponíveis:

Não Quando você utiliza a tecla Tab, o foco ignora o controle.
Sim O controle pode ser selecionado com a tecla Tab.

Separador de milhar

Nos campos monetários e numéricos, você pode determinar se os separadores de milhar serão utilizados.

Rótulo

A propriedade Rótulo define o rótulo do campo de controle que será exibido no formulário. Essa propriedade determina o rótulo visível ou o cabeçalho de coluna do campo de dados em formulários de controle de tabela.

Quando você cria um novo controle, a descrição predefinida na propriedade Nome é utilizada como padrão para rotular o controle. O rótulo consiste no nome do campo de controle e um inteiro, que numera o controle (por exemplo, CommandButton1). Com a propriedade Título, você pode atribuir outra descrição ao controle para que o rótulo reflita a função do controle. Altere essa entrada para atribuir um rótulo sugestivo ao controle que estará visível ao usuário.

Para criar um título de várias linhas, abra a caixa de combinação utilizando a tecla de seta. Você pode inserir uma quebra de linha pressionando Shift+Ctrl+Enter.

Note.png A propriedade Título só é utilizada para rotular um elemento do formulário na interface visível ao usuário. Se você trabalha com macros, observe que, em tempo de execução, a referência ao controle será sempre feita por meio da propriedade Nome.

URL

Digite o endereço URL para um tipo de botão Abrir documento ou Página da Web na caixa de URL. O endereço será aberto quando você clicar no botão.

Ao mover o mouse sobre o botão no modo Usuário, o URL aparecerá como uma dica adicional, desde que não tenha sido inserido nenhum outro Texto da ajuda.

Símbolo monetário

Em um campo monetário, você pode predefinir o símbolo monetário inserindo um caractere ou cadeia de caracteres na propriedade Símbolo monetário.

Ativado

Se o campo de controle tiver a propriedade "Ativado" (Sim), o usuário do formulário poderá utilizá-lo. Se a propriedade estiver desabilitada, o campo estará desativado (Não) e será exibido na cor cinza.