Criar relatórios

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

Um relatório é um documento de texto do Writer que pode mostrar os dados numa ordem e formatação organizadas. No LibreOffice Base, o utilizador tem a opção de criar um relatório manualmente arrastando e largando na janela do Criador de relatórios ou semi-automaticamente através de uma série de caixas de diálogo no assistente de relatórios.

A lista seguinte fornece algumas informações para decidir qual o método a utilizar para os dados:

Criador de relatórios Assistente de relatórios
Iniciado pelo comando "Criar relatório na vista de design". Iniciado através do comando "Utilizar assistente para criar relatório".
Flexibilidade total para utilizar cabeçalhos e rodapés de relatórios, cabeçalhos e rodapés de páginas e relatórios com várias colunas. Utiliza um modelo do Writer para gerar um documento de relatório.
Arraste e largue para posicionar os campos do registo ou outros elementos de design como imagens ou linhas. Selecione a partir de vários opções para ordenar os registos dos dados.
Gera uma imagem única dos dados. Para ver um relatório atualizado, execute novamente o mesmo relatório para criar um documento do Writer com os dados atualizados. Pode optar por gerar uma imagem única com os dados ou um relatório dinâmico com ligações aos dados atuais ao abrir o ficheiro do Base.
Guarda o relatório como um documento de texto do Writer. Guarda as informações sobre como criar o relatório dentro do ficheiro do Base. Guarda o relatório e as informações sobre como criar o relatório dentro do ficheiro do Base.
Escolha Abrir no menu de contexto ou clique duas vezes no nome do relatório para criar um novo relatório com os dados atuais. Escolha Abrir no menu de contexto ou clique duas vezes no nome do relatório para ver novamente a imagem estática dos dados da primeira criação ou para criar um novo relatório com os dados atuais. Este procedimento depende da opção na última página do assistente.
Escolha Editar no menu de contexto do nome de um relatório para abrir a janela Criador de relatórios com as informações do relatório carregadas. Escolha Editar no menu de contexto de um nome de relatório para editar o modelo do Writer que foi utilizado para criar o relatório.

Criar manualmente um relatório na vista de design

  1. Abra um ficheiro de base de dados onde pode criar um novo relatório.
  2. Na área da esquerda da janela da base de dados, clique no ícone Relatórios.
  3. Clique em Criar relatório na vista de design.
  4. Siga as instruções no manual do Criador de relatórios.

Criar um novo relatório com o Assistente de relatórios

  1. Abra um ficheiro de base de dados onde pode criar um novo relatório.
  2. Na área da esquerda da janela da base de dados, clique no ícone Relatórios.
  3. Clique em Utilizar assistente para criar relatório.
  4. Execute os passos do Assistente de relatórios para criar o relatório.

Related Topics

Utilizar e editar relatórios de base de dados

Utilizar bases de dados no LibreOffice Base

Descrição geral da base de dados