Calcular

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

Estabelece as definições de cálculo para folhas de cálculo. Define o comportamento das folhas de cálculo com referências circulares, as definições de hora, o número de casas decimais e se a utilização de letra maiúscula ou minúscula deve ser tomada em consideração ao procurar dentro das folhas.

Abra uma folha de cálculo e escolha Ferramentas - Opções' - LibreOffice Calc - Calcular'

Referências iterativas

Nesta secção pode delimitar o número de passos de aproximação tomados durante os cálculos circulares. Para além disso, é possível especificar o grau de precisão da resposta.

Iterações

Especifica se as fórmulas com referências circulares (fórmulas que são continuamente repetidas até que o problema seja resolvido) são calculadas após um número específico de repetições. Se a caixa Iterações não estiver assinalada, uma referência circular existente na tabela provocará uma mensagem de erro.

Exemplo: calcular o custo de um item sem o imposto de IVA.

  1. Introduza o texto 'Preço de venda' na célula A5, e o texto 'Líquido' na célula A6, e o texto 'IVA' na célula A7.
  2. Em seguida introduza um preço de venda (por exemplo, 100) na célula B5. O preço líquido deverá ser apresentado na célula B6 e o imposto de IVA na célula B7.
  3. Você sabe que o valor de IVA é calculado ao 'multiplicar o preço líquido por 15%' e que se chega ao preço líquido deduzindo o valor de IVA ao preço de venda. Introduza a fórmula =B5-B7 em B6 para calcular o preço líquido e introduza a fórmula =B6*0.15 na célula B7 para calcular o valor de IVA.
  4. Ative as iterações para as fórmulas serem calculadas corretamente. De outra maneira, será apresentada uma mensagem de erro de 'Referência circular' na barra de estado.
A B
5 Preço de venda 100
6 Rede =B5-B7
7 Imposto =B6*0,15

Etapas

Define o numero máximo de passos de iteração.

Alteração mínima

Especifica a diferença entre os resultados de dois passos de iteração consecutivos. Se o resultado da iteração for inferior ao valor de alteração mínimo, a iteração irá parar.

Data

Selecione a data de início para a conversão interna de dias para números.

30/12/1899 (padrão)

Define 12/30/1899 como o dia zero.

01/01/1900 (StarCalc 1.0)

Define 1/1/1900 como o dia zero. Utilize esta definição para folhas de cálculo do StarCalc 1.0 que contenham entradas de datas.

01/01/1904

Define 1/1/1904 como o dia zero. Utilize esta definição para folhas de cálculo importadas num formato diferente.

Diferenciar maiúsculas de minúsculas

Especifica se deve ser feita a distinção entre letra maiúscula e minúscula nos textos ao fazer a comparação entre o conteúdo de células.

Exemplo: introduza o texto 'Teste' na célula A1; e o texto 'teste' na B1. Em seguida, introduza a fórmula "=A1=B1" na célula C1. Se a caixa Diferenciar maiúsculas de minúsculas estiver marcada, aparecerá FALSO na célula; de outro modo, aparecerá VERDADEIRO na célula.

Note.png A função de texto EXATO é sempre sensível a maiúsculas e minúsculas, independentemente das definições estabelecidas nesta caixa de diálogo.
Warning.png Desative a distinção entre maiúsculas e minúsculas para permitir a interoperabilidade com o Microsoft Excel.

Com base na precisão mostrada

Especifica se os cálculos devem ser feitos utilizando os valores arredondados mostrados na folha. Os gráficos serão mostrados com os valores exibidos. Se a opção Com base na precisão mostrada não estiver assinalada, os números visualizados são arredondados, mas são calculados internamente utilizando o número na forma não arredondada.

Os critérios de procura = e <> têm de ser aplicados a células completas

Especifica que os critérios de procura definidos para as funções da base de dados do Calc devem corresponder exatamente à totalidade da célula. Quando a caixa Critérios de procura = e <> devem ser aplicados à totalidade das células está assinalada, o LibreOffice Calc revela um comportamento idêntico ao do MS Excel durante procura células nas funções de base de dados.

* na posição seguinte: Resultado da procura:
win Encontra win, mas não win95, os2win, ou upwind
win* Encontra win e win95, mas não os2win ou upwind
*win Encontra win e os2win, mas não win95 ou upwind
*win* Encontra win, win95, os2win, e upwind

Se a opção Os critérios de procura = e <> têm que ser aplicados a células completas não estiver ativa, o padrão de procura "win" tem o mesmo desempenho que "*win*". O padrão de procura pode encontrar-se em qualquer posição na célula ao efetuar uma procura com as funções de base de dados do Calc.

Warning.png Ative esta opção para permitir a interoperabilidade com o Microsoft Excel.

Permitir caracteres universais em fórmulas

Especifica a utilização de caracteres universais para as procuras bem como para as comparações de cadeias de caracteres.When in Calc: Esta função está relacionada com as funções de base de dados e com o PROCV, PROCH, PROCURAR, CORRESP, MÉDIA.SE, MÉDIA.SE.S, CONTAR.SE, CONTAR.SE.S, SOMA.SE, SOMA.SE.S e PROCURAR.

  • ? (ponto de interrogação) coincide com qualquer carácter único
  • * (asterisco) coincide com qualquer sequência de caracteres, incluindo cadeias vazias.
  • ~ (til) cancela o significado especial de um ponto de interrogação, asterisco ou til que esteja após o carácter til.
Warning.png Ative a utilização de caracteres universais para permitir a interoperabilidade com o Microsoft Excel.

Ativar expressões regulares nas fórmulas

Especifica a utilização de expressões regulares para as procuras bem como para as comparações de cadeias de caracteres.When in Calc: Esta função está relacionada com as funções de base de dados e com o PROCV, PROCH, PROCURAR, CORRESP, MÉDIA.SE, MÉDIA.SE.S, CONTAR.SE, CONTAR.SE.S, SOMA.SE, SOMA.SE.S e PROCURAR.

Warning.png Não ative a utilização de expressões regulares em fórmula para permitir a interoperabilidade com o Microsoft Excel.

Não utilizar caracteres universais nem expressões regulares em fórmulas

Especifica a utilização de cadeias literais para as procuras bem como para as comparações de cadeias de caracteres.When in Calc: Esta função está relacionada com as funções de base de dados e com o PROCV, PROCH, PROCURAR, CORRESP, MÉDIA.SE, MÉDIA.SE.S, CONTAR.SE, CONTAR.SE.S, SOMA.SE, SOMA.SE.S e PROCURAR.

Warning.png Não ative a utilização de caracteres universais em fórmulas para permitir a interoperabilidade com o Microsoft Excel.

Localizar automaticamente etiquetas de coluna e de linha

Especifica que é possível utilizar o texto em qualquer célula como um título para a coluna por baixo do texto ou para a linha à direita do texto. O texto tem de consistir pelo menos numa palavra e não deve conter nenhuns operadores.

Exemplo: a célula E5 contém o texto "Europa". Em baixo, na célula E6, encontra-se o valor 100 e na célula E7 o valor 200. Se a caixa Localizar automaticamente etiquetas de coluna e de linha estiver marcada, é possível introduzir a seguinte fórmula na célula A1:=SOMA(Europa).

Limitar decimais para o formato numérico geral

Pode especificar o número máximo de casas decimais mostradas por defeito nas células com o formato de número geral. Se desativado, as células com o formato de número geral mostram tantas casas decimais quantas a largura da coluna permite.

Casas decimais

Especifica o número de casas decimais dos números com o formato Padrão. Os números serão exibidos com arredondamento, mas não serão guardados dessa forma.