Assinar com assinaturas digitais

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

Obter um certificado

Consegue-se um certificado digital de uma Autoridade Certificadora. Não importa se sua escolha for por uma instituição governamental ou por uma empresa privada, mas é comum ser cobrado pelo serviço, por exemplo, quando elas atestam sua identidade. Poucas autoridades certificadoras emitem certificados sem custos, como o Open Source Project CAcert que é baseado em um modelo confiável de Rede de Confiança e cuja popularidade cresce dia a dia.

Gerenciar seus certificados

Se estiver utilizando Solaris ou Linux, você deve instalar uma versão recente do software Thunderbird ou Firefox para instalar alguns arquivos de sistema necessários para a criptografia.

Tip.png Se você criou diferentes perfis no Thunderbird ou Firefox, e quiser que o LibreOffice utilize um determinado perfil para os certificados, você pode definir a variável de ambiente MOZILLA_CERTIFICATE_FOLDER para apontar para a pasta contendo perfil desejado.
  1. Abra as preferências do seu navegador web, selecione a seção Avançado, clique na guia Certificados e escolha a opção Ver certificados. Aparecerá a caixa de diálogo Gerenciador de certificados.
  2. Importe seu novo certificado raiz e então selecione e edite o certificado. Ative o certificado raiz para que seja confiável ao menos para o acesso a internet e a e-mails. Isso garante que o certificado pode assinar seus documentos. Você pode editar qualquer certificado intermediário da mesma forma, mas não é obrigatório para a assinatura de documentos.
  3. Após editar os novos certificados, reinicie o LibreOffice.
    == Assinar um documento ==
  1. Escolha Arquivo – Assinaturas digitais.
  2. Uma caixa de mensagens avisa para salvar o documento. Clique em Sim para salvar o arquivo.
  3. Depois de salvar, você verá a caixa de diálogo Assinaturas digitais. Clique em Adicionar para adicionar uma chave pública ao documento.
  4. Na caixa de diálogo Selecionar certificado, selecione o certificado desejado e clique em OK.
  5. Será exibida novamente a caixa de diálogo Assinaturas digitais, permitindo adicionar mais certificados, se desejar. Clique em OK para adicionar a chave pública ao arquivo salvo.

Um documento assinado mostrará um ícone

Ícone

na barra de status. Você pode clicar duas vezes no ícone na barra de status para exibir o certificado.

O resultado da validação da assinatura será exibida na barra de status e dentro da caixa de diálogo Assinaturas digitais. Várias assinaturas de documentos e macros podem existir dentro de um documento ODF. Se houver um problema com uma das assinaturas, então o resultado da validação desta assinatura será assumida para todas as assinaturas. Isto é, se houver dez assinaturas válidas e uma inválida, a barra de status e o campo de status da caixa de diálogo sinalizarão que a assinatura é inválida.

Assinar a macros dentro de um documento

Normalmente, as macros são parte de um documento. Se você assinar um documento, as macros contidas no documento serão assinadas automaticamente. Se desejar assinar apenas as macros, mas não o documento, proceda da seguinte maneira:

  1. Escolha Ferramentas – Macros – Assinatura digital.
  2. Aplique a assinatura como descrito acima para documentos.

Ao abrir o IDE do Basic que contém macros assinadas, você verá um ícone

Ícone

na barra de status. Você pode clicar duas vezes no ícone na barra de status para exibir o certificado.


Related Topics

Página wiki sobre assinaturas digitais, em inglês

Sobre assinaturas digitais.