Warning: This Help page is relevant to LibreOffice up to version 6.0.
For updated Help pages, visit https://help.libreoffice.org.

DIA.SEMANA

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

DIA.SEMANA

Devolve o dia da semana do valor da data indicada. O dia é devolvido na forma de número inteiro entre 1 (domingo) e 7 (sábado), se não for especificado qualquer tipo ou especificar tipo = 1. Se tipo=2, a numeração inicia na segunda-feira=1; e se tipo=3, a numeração inicia como segunda-feira=0.

Sintaxe

DIA.SEMANA(número; tipo)

número, como valor de data, é um valor decimal para o qual o dia da semana deve ser devolvido.

tipo determina o tipo de cálculo. Para tipo=1, os dias da semana são contados a partir de domingo (este é o padrão, mesmo que o parâmetro tipo não esteja presente). Para tipo=2, os dias da semana são contados a partir de segunda feira=1. Para tipo= 3, os dias da semana são contados a partir de segunda-feira=0.

Note.png Estes valores aplicam-se apenas ao formato de data padrão selecionado em Ferramentas - Opções' - LibreOffice Calc - Calcular'.

Exemplos

=DIA.SEMANA("2000-06-14") devolve 4 (o parâmetro Tipo está em falta, pelo que é utilizada a contagem padrão. A contagem padrão é iniciada com o domingo como dia número 1. O dia 14 de junho de 2000 foi uma quarta-feira e, portanto, o dia número 4).

=DIA.SEMANA("1996-07-24";2) devolve 3 (o parâmetro Tipo é 2 e, portanto, segunda-feira corresponde ao dia número 1. O dia 24 de julho de 1996 foi uma quarta-feira e, portanto, o dia número 3).

=DIA.SEMANA("1996-07-24";1) devolve 4 (o parâmetro Tipo é 1 e, portanto, o domingo corresponde ao dia número 1. O 24 de julho de 1996 foi uma quarta-feira e, portanto, dia número 4).

=DIA.SEMANA(AGORA()) devolve o número do dia atual.

Tip.png Para obter uma função que indica se um dia em A1 é um dia de trabalho, utilize as funções SE e DIA.SEMANA da seguinte forma:
SE(DIA.SEMANA(A1;2)<6;"dia útil";"fim de semana")