Atingir meta

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

Com a ajuda do recurso Atingir meta, você pode calcular um valor que, por ser parte de uma fórmula, leva ao resultado especificado para a fórmula. Dessa forma, você define a fórmula com diversos valores fixos e um valor variável e o resultado da fórmula.

Exemplo de Atingir meta

Para calcular os juros anuais (I), crie uma tabela com os valores para o capital (C), o número de anos (n) e a taxa de juros (i). A fórmula é:

I = C * n* i

Vamos considerar que a taxa de juros i de 7,5% e o número de anos n (1) permanecerá constante. No entanto, você deseja saber quanto capital de investimento C terá que ser modificado para que se obtenha um retorno determinado I. Nesse exemplo, calcule quanto capital C seria necessário se você quisesse um retorno anual de $15.000.

Insira cada valor de Capital C (um valor arbitrário como $100.000), número de anos n (1) e taxa de juros i (7,5%) em cada uma das células. Insira a fórmula para calcular os juros I em outra célula. Em vez de C, n e i, use a referência à célula com o valor correspondente.

  1. Coloque o cursor na célula que contém o juro I e escolha Ferramentas - Atingir meta. A caixa de diálogo Atingir meta aparece.
  2. A célula correta já está inserida no campo Célula de fórmula.
  3. Coloque o cursor no campo Célula variável. Na planilha, clique na célula que contém o valor a ser alterado; nesse exemplo, é a célula com o valor capital C.
  4. Insira o resultado esperado da fórmula na caixa de texto Valor de destino. Neste exemplo, o valor é 15.000. Clique em OK.
  5. Uma caixa de diálogo aparece informando que o recurso Atingir meta foi bem-sucedido. Clique em Sim para inserir o resultado na célula com o valor da variável.

Related Topics

Atingir meta