Aplicar Atingir objetivo

From LibreOffice Help
Jump to: navigation, search

Com o auxílio de Atingir objetivo, pode calcular um valor que, como parte de uma fórmula, conduz ao resultado que especificar para a fórmula. Desta forma, define a fórmula com vários valores fixos, um valor variável e o resultado da fórmula.

Exemplo de Atingir objetivo

Para calcular o juro anual (I), crie uma tabela com os valores do capital (C), número de anos (n) e taxa de juro (i). A fórmula é a seguinte:

I = C * n* i

Suponha que a taxa de juro i de 7,5% e o número de anos n (1) se mantém constante. No entanto, pode pretender saber o que teria de alterar em termos de investimento C para atingir um retorno anual específico I. No caso deste exemplo, calcule o capital necessário C para atingir um retorno anual específico de $15.000.

Introduza cada um dos valores para Capital C (um valor arbitrário, como, por exemplo, $100.000), número de anos n (1) e taxa de juro i (7,5%) cada um em sua célula. Introduza a fórmula para calcular o juro I noutra célula. Em vez de C, n e i utilize a referência à célula com o valor correspondente.

  1. Coloque o cursor na célula que contém o juro I, e escolha Ferramentas - Atingir objetivo. Surgirá a caixa de diálogo Atingir objetivo.
  2. A célula correta já está inserida no campo Célula de fórmula.
  3. Coloque o cursor no campo Célula variável. Na folha, clique na célula que contém o valor a ser alterado; neste exemplo, corresponde à célula com o valor do capital C.
  4. Introduza o resultado esperado pela fórmula na caixa de texto Valor de destino. Neste exemplo, o valor é 15.000. Clique em Aceitar.
  5. É exibida uma caixa de diálogo com a indicação de que a função Atingir objetivo foi bem sucedida. Clique em Sim para introduzir o resultado na célula com o valor da variável.

Related Topics

Atingir objetivo