Barras de ferramentas

Esta seção fornece uma visão geral das barras de ferramentas disponíveis no LibreOffice Writer. Essa visão geral descreve a configuração padrão da barra de ferramentas do LibreOffice.

Barra Padrão

A barra Padrão está disponível em todas as aplicações do LibreOffice.

Barra de formatação

A barra Formatação contém várias funções de formatação de texto.

Barra Desenho

A barra Desenho contém as ferramentas de edição utilizadas com mais frequência. Clique na seta ao lado de um ícone para abrir uma barra de ferramentas com comandos adicionais.

Barra de figuras

A barra Figuras contém funções para formatar e posicionar figuras tipo bitmap selecionadas.

Barra de quadro

Quando um quadro estiver selecionado, a barra de Quadro fornece as funções mais importantes para formatar e posicionar o quadro.

Barra de objetos OLE

A barra Objetos OLE aparece quando objetos são selecionados, e contém as funções mais importantes para formatar e posicionar objetos.

Barra de tabela

A barra de Tabela contém as funções necessárias para se trabalhar com tabelas. Ela aparece quando você posiciona o cursor dentro de uma tabela.

Barra Propriedades do objeto de desenho

Pode-se ver a barra Propriedades do objeto de desenho no Writer e no Calc. Selecione o menu Exibir - Barras de ferramentas - Propriedades do objeto de desenho. Os controles serão ativados quando selecionar um objeto de desenho. Você verá alguns diferentes ícones por padrão, caso o documento seja um texto ou uma planilha.

Barra Marcadores e numeração

A barra Marcadores e numeração contém funções para modificar a estrutura dos parágrafos numerados, como a mudança da ordem dos parágrafos e a definição de diferentes níveis de parágrafos.

Barra de objetos de texto

Contém comandos de formatação para o texto de um objeto de desenho. A barra Objetos de texto aparece quando você faz um duplo clique dentro de um objeto de desenho.

Barra de status

A Barra de status contém informações sobre o documento atual, bem como vários botões com funções especiais.

Visualizar impressão

A barra Visualização de impressão é exibida ao abrir o documento atual no modo de visualização de impressão.

Barra Dados da tabela

Utilize a barra Dados da tabela para controlar a exibição dos dados.

Réguas

As réguas exibem as dimensões da página e a posição da tabulação, dos recuos, das bordas e das colunas. Você pode modificar todas essas opções nas réguas com o uso do mouse.

Barra de fórmula

A barra de Fórmula permite criar e inserir cálculos em um documento de texto. Para ativar a barra Fórmula, pressione F2.

Inserir

A barra de ferramentas contém várias funções para inserir quadros, figuras, tabelas e outros objetos.

Barra de classificação

A barra de Classificação contém ferramentas para ajudar a gerenciar a segurança de documentos.

A barra de ferramentas Classificação contém caixas de listagem para ajudar na seleção da segurança do documento, conforme a política da categoria definido no BAF e os níveis apresentados no BAILS. A suíte LibreOffice permite adicionar campos personalizados nas propriedades do documento (Arquivo > Propriedades…, aba Propriedades personalizadas), para armazenar a política de classificação como metadados do documento.

Acesse o menu Exibir - Barra de ferramentas e selecione Classificação

Barra de ferramentas Mala direta

A Barra de ferramentas Mala direta contém comandos para os passos finais do processo de mala direta.

♥ Doe para nosso projeto! ♥