Formulário

Contém comandos para ativar o modo de esboço de formulários, abrir os assistentes de controles e inserir controles de formulários no seu documento de texto.

Modo de design

Ativa ou desativa modo de design de formulários.

Assistentes de controle

Ativa ou desativa os assistentes de controles.

Campo de rótulo

Ícone

Acrescenta um campo para a exibição de rótulos de texto. Estes rótulos são apenas para a exibição de texto predefinido e não para a digitação de texto.

Caixa de texto

Ícone

Acrescenta uma caixa de entrada onde você pode digitar e editar texto.

Caixa de seleção

Ícone

Inclui uma caixa de seleção que pode ser usada para ligar ou desligar uma função.

Botão de opção

Ícone

Acrescenta um botão que permite ao usuário selecionar de um número de opções. Botões com a opção Agrupado devem ter índices de tabulação consecutivos. Eles são normalmente circundados por uma caixa de grupo. Se você tiver dois grupos de botões de opção, você deve inserir um índice de tabulação entre os dois grupos na mesma moldura de grupo.

Caixa de combinação

Ícone

Acrescenta uma caixa de combinação. Uma caixa de combinação é uma caixa de listagem onde o usuário pode clicar e então selecionar uma entrada da lista. Se desejar, pode tornar as entradas da caixa de combinação "somente para leitura".

Botão

Ícone

Adiciona um botão de comando. É possível utilizar um botão de comando para executar um comando para um evento definido, como um clique do mouse.

Se desejar, você poderá adicionar um texto ou uma figura ao botão.

Botão de imagem

Ícone botão de imagem

Cria um botão que será exibido como uma imagem. À parte a representação gráfica, o botão de imagem tem as mesmas propriedades de um botão "normal".

Campo formatado

Ícone

Inclui uma caixa de texto onde pode ser definida a formatação para o texto entrado ou exibido bem como quaisquer valores limites.

Mais campos

Campos de formulários de data, hora, números, moedas e padrões.

Caixa de grupo

Ícone

Acrescenta uma moldura que pode ser usada para agrupar controles semelhantes visualmente, assim como botões de opção.

Controle de imagem

Ícone

Cria um controle de imagem. Só pode ser usado para adicionar imagens de um banco de dados. No documento de formulário, para inserir a imagem, clique duas vezes em um desses controles para abrir a caixa de diálogo Inserir figura. Há também um menu de contexto (não no modo de design) com comandos para inserir e excluir a imagem.

É possível exibir imagens de um banco de dados no formulário e inserir novas imagens no banco de dados, desde que o controle de imagem não esteja protegido contra gravação. O controle deve se referir a um campo de banco de dados do tipo da imagem. Portanto, insira o campo de dados na janela de propriedades, na página da guia Dados.

Seleção de arquivo

Ícone

Inclui um botão que permite selecionar um arquivo.

Controle de tabela

Ícone

Cria um controle de tabela para exibir uma tabela de banco de dados. Se criar um novo controle de tabela, o Assistente de elementos de tabela aparecerá.

Informações especiais sobre controles de tabelas.

Barra de navegação

Ícone

Cria uma barra de Navegação.

A barra Navegação permite que você percorra os registros de um banco de dados ou de um formulário de banco de dados. Os controles dessa barra Navegação funcionam da mesma maneira que os da barra Navegação padrão do LibreOffice.

Propriedades de controle

Abre uma caixa de diálogo para editar as propriedades do controle selecionado.

Propriedades do formulário

Nesta caixa de diálogo, você pode especificar, entre outras coisas, a fonte de dados e os eventos de todo o formulário.

Navegador de formulários

Abre o Navegador de formulários. O Navegador de formulários exibe todos os formulários e subformulários do documento atual com seus respectivos controles.

Ordem de tabulação

Quando um formulário é selecionado, ele abre a caixa de diálogo Ordem de Tabulação, na qual são definidos os índices para o foco dos elementos de controle na tecla Tab.

Abrir em modo de design

Abre formulários no modo de design de forma que possam ser editados.

Controle de foco automático

Ativa ou desativa o controle de foco automático.

♥ Doe para nosso projeto! ♥