Imprimir uma brochura

Você pode imprimir um documento do Writer como brochura ou livreto. Ou seja, o Writer imprime duas páginas de cada lado do papel. Assim, quando você dobrar o papel, poderá ler o documento como se fosse um livro.

Ao criar um documento para ser impresso como brochura, utilize a orientação retrato para as páginas. O Writer aplicará o leiaute de brochura quando o documento for impresso.

Para imprimir uma brochura

  1. Escolha Arquivo - Imprimir.

  2. Na caixa de diálogo Imprimir, clique em Propriedades.

  3. Na caixa de diálogo de propriedades da impressora, defina a orientação do papel como Paisagem.

Ícone Dica

Se a impressora imprimir na frente e no verso, e devido ao fato das brochuras sempre serem impressas no modo de paisagem, você deve utilizar a configuração "frente e verso - margem reduzida" na caixa de diálogo de instalação da impressora.


  1. Retorne à caixa de diálogo Imprimir, e clique na página da aba Leiaute da página.

  2. Selecione Brochura.

  3. No caso de uma impressora que imprima automaticamente frente e verso, especifique para incluir "Todas as páginas".

  1. Clique em OK.

Se imprimir um documento com orientação retrato em uma página com orientação paisagem, os dois lados opostos em uma brochura serão impressos um ao lado outro. Se tiver uma impressora com capacidade de impressão frente e verso, você pode criar uma brochura inteira de seu documento sem precisar agrupar as páginas posteriormente. Se tiver uma impressora com somente a capacidade de impressão de um lado, você poderá obter este efeito primeiro imprimindo as páginas com a opção "da frente / páginas da direita / páginas ímpares" marcada e, em seguida, reinserindo a pilha de papel inteira na sua impressora e imprimir todos versos das páginas com a opção "Páginas de verso / Páginas à esquerda / páginas pares" marcada.

Ícone Nota

Se o LibreOffice imprimir as páginas na ordem errada, abra página da guia Opções, selecione Imprimir na ordem inversa das páginas e imprima o documento novamente.


♥ Doe para nosso projeto! ♥