Evitar hifenização de palavras específicas

Se seu texto for hifenizado automaticamente e certas palavras cuja divisão por sílabas tem aspecto desagradável, ou se deseja que algumas palavras nunca sejam separadas por sílabas, você pode desativar a hifenização para essas palavras:

  1. Escolha - Configurações de idioma - Recursos para redação

  2. Selecione um dicionário na lista Dicionário definido pelo usuário e, em seguida, clique em Editar.

    Se a lista estiver vazia, clique em Novo para criar um dicionário.

  3. Na caixa Palavra, digite a palavra que você deseja excluir da hifenização, seguida de um sinal de igualdade (=) (por exemplo, "pretensioso=").

  4. Clique em Novo e clique em Fechar.

Ícone Dica

Para excluir rapidamente uma palavra da hifenização, selecione a palavra desejada, escolha Formatar - Caractere, clique na guia Fonte e selecione "Nenhum" na caixa Idioma.


Algumas palavras possuem caracteres especiais que o LibreOffice trata como um hífen. Se desejar que tais palavras não sejam separadas, você pode inserir um código especial para evitar a hifenização na posição onde o código especial foi inserido. Proceda da seguinte maneira:

  1. Ativa o recurso especial para idiomas com leiaute de texto complexo (CTL): Escolha → Configurações de idioma → Idiomas e verifique Ativado para CTL (Leiaute de Texto Complexo). Clique OK.

  2. Posicione o cursor no local onde não deve ocorrer a hifenização.

  3. Escolha Inserir - Marcas de formatação - Sem largura sem separação.

    Uma vez que o caractere especial estiver inserido, você pode desabilitar o CTL. O suporte a CTL só é necessário para inserir o caractere especial.

Hifenização

Fluxo de Texto

♥ Doe para nosso projeto! ♥