Classificação de documentos

A classificação e segurança de documentos é uma questão importante para instituições e governos.

As informações são trocadas entre usuários e organizações que colaboram para alcançar uma meta de negócios. Quando se trata de informação sensível, presume-se que as partes terão acordadas quais as informações que são sensíveis e como essas informações serão identificadas e tratadas. Qualquer destinatário de um recurso dependerá do fornecedor da informação em seguir os procedimentos acordados na identificação da sensibilidade da informação.

O LibreOffice fornece meios padronizados para que tal informação de sensibilidade seja expressa e possa ser usada entre as partes se forem implementados sistemas interoperáveis. A suíte fornece um conjunto de “campos" padrão que podem ser usados para armazenar informações de sensibilidade. A priori, não se define o que o conteúdo desses "campos" deve ser. Esta abordagem é uma melhoria sobre a única alternativa que existe no momento, que é para o fornecedor usar um meio arbitrário de forma a expressar a sensibilidade que, eventualmente, pode não ser útil para um destinatário.

Embora este padrão tenha sido desenvolvido com a intenção de ser aplicável em qualquer domínio de atividade, o LibreOffice manteve a nomenclatura e as categorias da indústria aeroespacial e de defesa, nas quais a marcação de sensibilidade resulta em políticas de segurança nacional, controle de exportação e propriedade intelectual.

O LibreOffice implementou os padrões abertos produzidos pelo consórcio TSCP (Transglobal Secure Collaboration Participation, Inc.) independente de qualquer fabricante específico. Dois destes padrões chamam atenção pelo alto grau de relevância:

Categorias BAF

As categorias padrão BAF para o LibreOffice estão listadas abaixo.

Ícone Dica

Somente a categoria "Propriedades Intelectuais" modificará o leiaute do documento com uma marca d’água, campos no cabeçalho e rodapé e uma barra de informações na parte superior da área do documento. Cada item inserido no documento é controlado pelo arquivo de configuração de classificação.


Propriedade intelectual

Propriedade intelectual é um termo genérico para a natureza do conteúdo do documento. Selecione esta categoria para classificação de documentos de uso geral.

Segurança nacional

Selecione a categoria deste documento para o tipo de política de segurança nacional. A categoria selecionada é salva com o documento como metadados BAILS nas propriedades do arquivo e nenhuma modificação é realizada no leiaute do documento ou na interface do usuário.

Controle de exportação

Selecione a categoria deste documento para o tipo de política de controle de exportação. A categoria selecionada é salva com o documento como metadados BAILS nas propriedades do arquivo e nenhuma modificação é realizada no leiaute do documento ou na interface do usuário.

Ícone Aviso

Consulte a política de segurança da informação de sua instituição e os agentes de segurança da informação para obter orientação na classificação de documentos.


Níveis padrão de classificação

LibreOffice fornece níveis padrão de classificação de documentos (BAILS) mostrados abaixo, dispostos em ordem crescente do nível de sensibilidade do negócio:

Personalizar níveis de classificação.

O LibreOffice permite personalização dos níveis de classificação de seu negócio. Para personalizar o número e o nome dos níveis, copie o arquivo example.xml localizado em -LibreOffice - Caminhos - Classificação numa pasta local e edite seu conteúdo.

Ícone Dica

Use, como exemplo, o arquivo do LibreOffice respeitando a sua localização (idioma).


Salve o arquivo e faça as modificações adequadas no caminho da classificação acima para acessar o arquivo.

Ícone Dica

O administrador do sistema pode colocar o arquivo em uma pasta na rede e fazer com que todos os usuários acessem a mesma taxonomia.


Copiar o conteúdo da área de transferência para documentos com diferentes níveis de classificação.

Para evitar uma violação na política de segurança, não será permitida a cópia de conteúdo com alto nível de classificação da área de transferência para documento com nível de classificação menos restrito. O LibreOffice exibirá uma mensagem de aviso sempre que identificar que o conteúdo da área de transferência tem classificação de segurança mais restrita do que o documento de destino.

Barra de classificação

A barra de Classificação contém ferramentas para ajudar a gerenciar a segurança de documentos.

A barra de ferramentas Classificação contém caixas de listagem para ajudar na seleção da segurança do documento, conforme a política da categoria definido no BAF e os níveis apresentados no BAILS. A suíte LibreOffice permite adicionar campos personalizados nas propriedades do documento (Arquivo > Propriedades…, aba Propriedades personalizadas), para armazenar a política de classificação como metadados do documento.

Para acessar este comando...

Acesse o menu Exibir - Barra de ferramentas e selecione Classificação


♥ Doe para nosso projeto! ♥