Banco de dados

Você pode inserir campos de qualquer banco de dados, por exemplo, campos de endereço, em seu documento.

Para acessar este comando...

Escolha Inserir - Campos - Mais campos - Base de dados


Tipo

Lista os tipos de campos disponíveis. Para adicionar um campo ao documento, clique em um tipo de campo, clique em um campo na lista Selecionar e, em seguida, clique em Inserir. Os seguintes campos estão disponíveis:

Tipo de campo

Significado

Qualquer Registro

Insere o conteúdo do campo do banco de dados que você especifica na caixa Número do Registro como um campo de mala direta se a condição definida for atendida. São considerados apenas os registros escolhidos por uma seleção múltipla na exibição da fonte de dados.

Use esse campo para inserir vários registros em um documento. Simplesmente insira o campo Qualquer registro antes dos campos de cartas-modelo que utilizem um determinado registro.

Nome do Banco de Dados

Insere o nome da tabela de banco de dados selecionada na caixa Seleção de banco de dados. O campo "Nome do banco de dados" é um campo global, ou seja, se você inserir um nome de banco de dados diferente em seu documento, os conteúdos de todos os campos "Nome do banco de dados" serão atualizados.

Campo de Mala Direta

Insere o nome de um campo do banco de dados como espaço reservado para que você possa criar um documento de mala direta. O conteúdo do campo é inserido automaticamente quando você imprime a carta-modelo.

Próximo Registro

Insere o conteúdo do próximo campo de mala direta no documento se a condição definida for cumprida. Os registros que você quiser incluir devem estar selecionados na exibição da fonte de dados.

Você pode utilizar o campo "Próximo Registro" para inserir o conteúdo de registros consecutivos entre os campos de mala direta em um documento.

Número do registro

Insere o número do registro do banco de dados selecionado.


Ícone Nota

Os campos a seguir só poderão ser inseridos se o tipo de campo correspondente estiver selecionado na lista Tipo.


Seleção do Banco de Dados

Selecione a tabela ou a consulta do banco de dados à qual o campo deve se referir. É possível incluir em um documento campos de mais de um banco de dados ou consulta.

Condição

Para campos vinculados a uma condição, insira os critérios aqui.

Se quiser, você pode atribuir uma condição que deve ser atendida para que conteúdo possa ser inserido nos campos "Qualquer Registro" e "Próximo Registro". A condição padrão é "Verdadeira", ou seja, a condição é sempre verdadeira se você não alterá-la.

Número do registro

Digite o número do registro a ser inserido quando a condição que especificar for atendida. O número do registro corresponde à seleção atual na exibição da fonte de dados. Por exemplo, se você selecionar os últimos 5 registros de um banco de dados que contém 10 registros, o número do primeiro registro será 1, e não 6.

Ícone Nota

Se você fizer referência a campos em outro banco de dados (ou em outra tabela ou consulta dentro do mesmo banco de dados), o LibreOffice determinará o número do registro em relação à seleção atual.


Formatar

Selecione o formato do campo que deseja inserir. Essa opção está disponível para campos numéricos, lógicos, de data e de hora.

Do banco de dados

Utiliza o formato definido no banco de dados selecionado.

Procurar

Abre uma caixa de diálogo de abertura de arquivo para selecionar um arquivo de banco de dados (*.odb). O arquivo selecionado é adicionado à lista Seleção de banco de dados.

Definido pelo Usuário

Aplica o formato que você selecionar na Lista de formatos definidos pelo usuário.

Lista de formatos definidos pelo usuário

Lista os formatos disponíveis definidos pelo usuário.

Impressão de uma carta-modelo

Quando você imprime um documento que contém campos de banco de dados, aparece uma caixa de diálogo perguntando se deseja imprimir cartas-modelo. Se você responder Sim, a caixa de diálogo Mala direta será aberta. Nela, você pode selecionar os registros de banco de dados a serem impressos.

♥ Doe para nosso projeto! ♥