Referências cruzadas

Esta é a posição para inserir as referências ou os campos referidos no documento atual. As referências são os campos referidos no mesmo documento ou em subdocumentos de um documento mestre.

A vantagem de inserir uma referência cruzada como um campo é que você não precisa ajustar as referências manualmente toda vez que altera o documento. Basta atualizar os campos com a tecla F9, e as referências também serão atualizadas no documento.

Para acessar este comando...

Escolha Inserir - Campos - Mais campos - Referências

Escolha Inserir - Referência


Inserir referências

Tipo

Lista os tipos de campos disponíveis. Para inserir um campo no seu documento, clique num tipo de campo, clique um campo da lista Seleção, e então clique em Inserir. Os seguintes campos estão disponíveis:

Tipo

Significado

Definir referência

Define o destino de um campo de referência. Insira o nome da referência em Nome. Ao inserir a referência, o nome aparecerá como uma identificação na caixa de listagem Seleção.

Em um documento HTML, campos de referência inseridos dessa maneira serão ignorados. Você deve inserir um marcador para o destino em documentos HTML.

Inserir referência

Inserção de uma referência em outra posição no documento. Primeiramente, a posição do texto correspondente deve ser determinada com "Definir Referência". Caso contrário, não será possível inserir uma referência escolhendo-se um nome de campo em Seleção.

Em documentos mestre, você pode fazer referências entre diversos subdocumentos. Note que o nome da referência não aparecerá no campo de seleção e precisará ser inserido manualmente.

Em um documento HTML, campos de referência inseridos dessa maneira serão ignorados. Você deve inserir um hiperlink para campos de referência em documentos HTML.

Títulos

A caixa Seleção mostra uma lista de todos os títulos na ordem de aparição no documento.

Parágrafos numerados

A caixa Seleção mostra uma lista de todos os títulos numerados e parágrafos numerados na ordem de sua aparição no documento.

Indicadores

Após a inserção de um indicador no documento com Inserir - Indicador, a entrada de indicadores na guia Referências fica disponível para uso. Indicadores são utilizados para marcar determinadas partes do texto em um documento. Indicadores servem, por exemplo, para ir rapidamente de um ponto a outro em um documento de texto.

Em um documento HTML, esses marcadores se convertem em âncoras <A name> que determinam o destino dos hiperlinks, por exemplo.

Notas de Rodapé

Se seu documento contém uma nota de rodapé, você pode selecionar a entrada Notas de rodapé. Uma referência a uma nota de rodapé retorna o número da nota de rodapé.

(Objetos inseridos com legendas)

Você pode definir referências a objetos que possuem legendas aplicadas. Por exemplo, insira uma figura, clique no botão direito sobre a figura e escolha Legenda. O objeto aparece agora como uma "Ilustração" numerada na lista.


Ícone Dica

Referências como campos. Para remover uma referência, exclua o campo. Se você definir um texto mais longo como uma referência e não desejar reinseri-lo após a exclusão da referência, selecione e copie o texto para a área de transferência. Você pode então reinseri-lo como "texto sem formatação" na mesma posição, utilizando o comando Editar - Colar Especial. O texto permanece intacto durante a exclusão da referência.


Seleção

Lista os campos disponíveis para o tipo de campo selecionado na lista Tipo. Para inserir um campo, clique no campo, selecione o formato e em seguida, clique em Inserir.

Ícone Dica

Para inserir rapidamente um campo da lista, mantenha pressionada e clique duas vezes no campo.


Na lista Inserir referência para, clique no formato desejado.

Inserir referência para

Selecione o formato que deseja usar para o campo de referência selecionado. Os seguintes formatos estão disponíveis:

Formatar

Significado

Página

Insere o número da página que contém o destino da referência.

Referência

Insere o texto completo da referência. Para notas de rodapé, seu número será inserido.

Acima/Abaixo

Insere "acima" ou "abaixo", dependendo da localização do destino da referência em relação à posição da referência cruzada.

Como estilo de página

Insere o número da página que contém o destino da referência, segundo o formato especificado no estilo de página.

Número

Insere o número do título ou do parágrafo numerado, incluindo os níveis superiores dependendo do contexto. Veja a nota abaixo desta tabela para mais informação.

Número (sem contexto)

Insere somente o número do título ou do parágrafo numerado.

Número (contexto inteiro)

Insere o número do título ou parágrafo numerado, incluindo todos os níveis superiores.

Capítulo

Insere o número do capítulo que contém o destino da referência.

Categoria e número

Insere a categoria (tipo de legenda) e o número do destino da referência. Disponível somente quando o destino da referência for um objeto legendado.

Texto da legenda

Insere o texto da legenda do destino da referência. Disponível somente quando o destino da referência é um objeto legendado.

Numeração

Insere o número da legenda do destino da referência. Disponível somente quando o destino da referência é um objeto legendado.


Ícone Nota

O formato "Número" insere o número do título ou do parágrafo numerado. Os níveis superiores serão incluídos a depender do contexto, se necessário.


Ícone Nota

Por exemplo, quando estiver em um capítulo 1, subcapítulo 2, subseção 5, isto pode ser numerado como 1.2.5. Quando você insere uma referência a um texto na seção anterior 1.2.4 e você aplicar o formato "Número", então a referência será mostrada como "4". Se neste exemplo a numeração for definida para mostrar subníveis, a mesma referência será mostrada como "2.4" ou "1.2.4", dependendo da definição. Se você utilizar o formato "Número (contexto inteiro)", você sempre verá "1.2.4" independente de como o parágrafo numerado for formatado.


Nome

Digite o nome do campo definido pelo usuário que deseja criar. Para definir um destino, clique em "Definir referência" na lista Tipo, digite um nome nessa caixa e clique em Inserir. Para fazer referência ao novo destino, clique no nome correspondente na lista Seleção.

Num documento mestre, os destinos que estão em subdocumentos diferentes não são apresentados na lista Seleção. Se desejar inserir uma referência no destino, terá de introduzir o caminho e o nome na caixa Nome.

Valor

Insira o conteúdo que deseja adicionar a um campo definido pelo usuário.

Quando você define uma referência a um texto selecionado, a seleção atual é utilizada como conteúdo do campo.

♥ Doe para nosso projeto! ♥