Réguas

Você pode utilizar as réguas verticais e horizontais localizadas nas bordas superior e esquerda do espaço de trabalho do LibreOffice Impress como auxílio ao criar seus slides. As seções das réguas que cobrem a área do slide são brancas.

Ícone Dica

Ao selecionar um objeto, as dimensões dele serão mostradas nas réguas em forma de linhas duplas cinzas. Para redimensionar o objeto com mais precisão, arraste uma das linhas duplas para uma nova posição na régua.


Ao selecionar um objeto de texto em um slide, serão exibidos os recuos e paradas de tabulação na régua horizontal. Para alterar a configuração do recuo ou do tabulador para o objeto de texto, arraste o marcador de recuo ou de tabulador para uma nova posição na régua.

Você também pode arrastar a linha guia de uma régua para que ela lhe ajude a alinhar os objetos no slide. Para inserir uma linha guia utilizando uma régua, arraste a borda da régua para dentro do slide.

Para exibir ou ocultar as réguas, escolha Exibir - Réguas.

Para especificar as unidades de medida de uma régua, clique com o botão direito na régua e, em seguida, escolha uma nova unidade na lista.

Para alterar a origem (ponto 0) das réguas, arraste a intersecção das duas réguas no canto superior esquerdo para dentro da área de trabalho. As guias vertical e horizontal serão exibidas. Continue a arrastar até que as guias estejam no local onde você deseja a nova origem e solte. Para redefinir os valores padrão das origens das réguas, clique duas vezes na intersecção.

Para alterar as margens de um slide, arraste a borda das áreas brancas das réguas.

♥ Doe para nosso projeto! ♥