Utilizar pontos de colagem

No Impress e no Draw, você pode conectar cada par de formas com uma linha chamada de conector. Ao desenhar um conector entre duas formas, o conector será ligado a um ponto de colagem em cada uma das formas. Cada forma possui pontos de colagem padrão, e a posição deles depende da natureza da forma. Você pode adicionar seus próprios pontos de colagem personalizados a uma forma e ligá-los com conectores.

Para adicionar e editar pontos de colagem

  1. Execute um dos seguintes procedimentos para mostrar os pontos de colagem de todos os elementos:

  2. Clique no ícone Inserir ponto de colagem na barra Pontos de colagem.

  3. Selecione o elemento em que pretende adicionar os pontos de colagem.

  4. Clique dentro da forma onde deseja adicionar o novo ponto de colagem.

    Se a forma estiver preenchida, você pode clicar em qualquer lugar dentro dela. Se a forma não estiver preenchida, você pode clicar na borda para inserir um ponto de colagem. Uma vez inserido, você pode arrastar o ponto de colagem para uma outra posição dentro da forma.

Com os quatro ícones próximos ao ícone Inserir ponto de colagem, você pode selecionar as direções de saída permitidas para um conector no ponto de colagem. Você pode escolher uma ou mais direções para um dado ponto de colagem.

Se o ícone Ponto de colagem relativo estiver ativo, o ponto de colagem se moverá ao redimensionar o objeto para manter sua posição relativa às bordas do objeto.

Se o ícone Ponto de colagem relativo não estiver ativado, os ícones próximos a ele não estarão esmaecidos. Com estes ícones, você pode decidir onde um ponto de colagem será colocado quando o objeto mudar de tamanho.

♥ Doe para nosso projeto! ♥