Idiomas

Define os idiomas padrão e algumas configurações locais de documentos.

Para acessar este comando...

Escolha - Configurações de idioma - Idiomas.


Imagem da caixa de diálogo Opções Idiomas

warning

Algumas opções não podem ser redefinidas uma vez editadas. Volte com os valores anteriores manualmente ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.


Idioma de

Interface de usuário

Selecione o idioma utilizado na interface de usuário; por exemplo, nos menus, caixas de diálogo e arquivos de ajuda. Você deve ter instalado um pacote de idioma adicional ou uma versão multi-idioma do LibreOffice

A entrada "Padrão" seleciona o idioma da interface do usuário para o sistema operacional. Se o idioma não estiver disponível na instalação do LibreOffice, o idioma padrão será o de instalação do LibreOffice.

Configuração regional

Especifica as configurações de região das configurações do país. Isso influencia as definições de numeração, moeda e unidades de medida.

A entrada "Padrão" seleciona a localidade cujo nome é informado pelo sistema operacional.

Uma alteração neste campo é imediatamente aplicável. No entanto, alguns formatos definidos por padrão serão alterados somente se o documento tiver sido recém carregado.

Tecla separadora de decimal - Igual à configuração regional

Especifica o uso da tecla separadora de decimal definida no seu sistema quando você pressiona a respectiva tecla no teclado numérico.

Se essa caixa de seleção estiver marcada, o caractere mostrado após "Igual à configuração regional" será inserido quando pressionar a tecla no teclado numérico. Caso contrário, será inserido o caractere que o seu software controlador de teclado fornecer.

Moeda padrão

Especifica a moeda padrão utilizada para formato e campos monetários. Se alterar a definição de configuração regional, a moeda padrão é automaticamente alterada.

A entrada padrão é aplicada ao formato monetário atribuído à definição de configuração regional selecionada.

Uma alteração no campo Moeda padrão será transmitida a todos os documentos abertos e levará a alterações correspondentes nas caixas de diálogo e ícones que controlam o formato da moeda nesses documentos.

Padrões aceitos para datas

Especifica os formatos para aceitação de datas na configuração regional escolhida. Os valores introduzidos nas planilhas do Calc e nas células de tabelas do Writer têm que ser validados antes de serem aceitos como uma data válida. Os formatos são gerados durante a compilação, mas através desta opção, o usuário pode adicionar mais formatos ou modificar os existentes nesta caixa de edição.

Adicionalmente, os formatos aqui definidos também aceitam o formato ISO 8601 Y-M-D, e, desde o lançamento do LibreOffice 3.5 aplica-se ao formato YYYY-MM-DD.

Sintaxe: Y é o ano, M é o mês e D é o dia, independentemente da tradução.

Idiomas padrão para documentos

Especifica os idiomas para a verificação ortográfica, dicionário de sinônimos e hifenização.

Selecionar o idioma do documento

warning

A verificação ortográfica do idioma selecionado só funciona quando o módulo do idioma correspondente está instalado. Se a verificação ortográfica estiver ativada para determinado idioma, haverá uma marca de seleção ao lado da entrada desse idioma.


Ocidental

Especifica o idioma usado para a verificação ortográfica em alfabetos ocidentais.

Asiático

Especifica o idioma usado na verificação ortográfica em alfabetos asiáticos.

CTL

Especifica o idioma para a verificação ortográfica em CTL.

Somente para o documento atual

Especifica que as configurações para o idioma padrão são válidas somente para o documento atual.

Suporte aprimorado a idiomas

Mostra os elementos da interface do usuário para a escrita da Ásia oriental

Ativa o suporte para idiomas asiáticos. Você pode agora modificar as configurações correspondentes do idioma asiático no LibreOffice.

Para escrever em chinês, japonês ou coreano, é possível ativar o suporte para esses idiomas na interface do usuário.

Mostra os elementos da interface do usuário para escrita bidirecional

Ativa o suporte a leiaute de texto complexo (CTL). Você pode agora modificar a configuração correspondente ao CTL no LibreOffice.

Idiomas que utilizam leiaute de texto complexo (CTL)

Ignorar idioma do sistema

Indica se as alterações ao idioma/teclado do sistema serão ignoradas. Se o forem, ao escrever o texto, este seguirá o idioma do documento ou parágrafo, ignorando o idioma do sistema.

warning

Algumas opções não podem ser redefinidas uma vez editadas. Volte com os valores anteriores manualmente ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.


♥ Doe para nosso projeto! ♥