Recursos de formatação

Nos textos do LibreOffice e nos documentos HTML, define a exibição de certos caracteres e para o cursor direto.

Para acessar este comando...

Abra um documento de texto e escolha - LibreOffice Writer/LibreOffice Writer/Web - Recursos de formatação.


Exibição de

Defina as marcas de formatação que deverão ser exibidos na tela. Ative o ícone Marcas de formatação na barra de ferramentas Padrão. Todos os caracteres que você selecionou na página da guia Recursos de formatação serão exibidos.

Fim do parágrafo

Especifica se os delimitadores de parágrafos serão exibidos. Os delimitadores de parágrafos também possuem informação de formatação do parágrafo.

Hifens opcionais

Especifica se os hifens opcionais (chamado também como hifens opcionais ou discricionários) são exibidos. São delimitadores ocultos inseridos numa palavra pressionando As palavras com hifens opcionais só serão separadas no fim da linha no local em que o delimitador foi inserido, independentemente da hifenização automática estar ativada ou não.

Espaços

Especifica se os espaços em branco no texto serão representados por um ponto.

Espaços inseparáveis

Especifica que os espaços inseparáveis são exibidos como caixas cinza. Espaços inseparáveis não são quebrados no final de uma linha e são inseridos com o atalho .

Tabulações

Especifica que as tabulações são exibidas com setas pequenas.

Quebras

Exibe todas as quebras de linha inseridas com o atalho Shift+Enter. Essas quebras criam uma nova linha, mas não iniciam um novo parágrafo.

Texto oculto

Exibe o texto que contém o caractere de formato "oculto", quando Exibir - Marcas de formatação estiver ativado.

Campos: Texto oculto (exceto para documentos HTML)

Exibe texto oculto pelos campos Texto condicional ou Texto oculto.

Campos: Parágrafos ocultos (exceto para documentos HTML)

Se inseriu texto usando o campo Parágrafo oculto, especifica se é para exibir o parágrafo oculto. Esta opção tem a mesma função que os comandos do menu disponível em documentos de texto abertos.

Cursor direto (exceto para documentos HTML)

Define todas as propriedades do cursor direto.

Cursor direto

Ativa o cursor direto. Você pode ativar esta função clicando no ícone Ativar modo de cursor direto na barra de ferramentas ou escolhendo o comando Editar - Modo de cursor direto num documento de texto.

Inserir (exceto para documentos HTML)

Define as três opções de inserção do cursor direto. Se você clicar em qualquer posição no documento, poderá digitar ou inserir um novo parágrafo exatamente nessa posição. As propriedades desse parágrafo dependem da opção selecionada. Você pode selecionar entre as seguintes opções:

Alinhamento de parágrafo

Define o alinhamento do parágrafo quando o cursor direto for usado. Dependendo de onde o mouse for clicado, o parágrafo é formatado com alinhamento à direta, centro ou esquerda. O cursor antes do clique do mouse mostra, através de um pequeno triângulo, alinhamento a ser usado.

Margem esquerda do parágrafo

Quando o cursor direto for usado, o recuo à esquerda do parágrafo é definido na posição horizontal onde clicou com o cursor direto. O parágrafo é alinhado à esquerda.

Tabulações

Quando o cursor direto for usado, todas as paradas de tabulações necessárias serão adicionadas no novo parágrafo até a posição onde foi clicado o mouse.

Tabulações e espaços

Quando o cursor direto for usado, um número correspondente de paradas de tabulações e espaços são inseridos no novo parágrafo tanto quanto for necessário até a posição onde clicou com o mouse.

Ícone Nota

Todas as opções de inserção referem-se apenas ao parágrafo atual gerado com o cursor direto.


Áreas protegidas - Ativar cursor

Especifica que pode-se posicionar o cursor numa área protegida, mas sem poder fazer alterações.

♥ Doe para nosso projeto! ♥