Tabela

Define os atributos de tabelas em documentos de texto.

Especifica as configurações padrão de colunas e linhas, bem como o modo da tabela. Especifica também os valores padrão para mover e inserir colunas e linhas. Para obter mais informações, consulte o tópico .

Para acessar este comando...

Escolha - LibreOffice Writer/LibreOffice Writer/Web - Tabela.


Padrão

Define os padrões de todas as novas tabelas de texto criadas em documentos de texto.

Título

Especifica que a primeira linha da tabela será formatada com o estilo de parágrafo "Título da tabela".

Repetir em cada página

Especifica se o título da tabela será repetido em nova página após uma quebra de página

Não dividir (exceto em HTML)

Especifica que as tabelas não serão divididas por nenhum tipo de quebra de fluxo de texto. Esta opção também está disponível no menu Tabela - Propriedades... - Fluxo de texto.

Borda

Especifica que as células da tabela tem borda por padrão.

Entrada em tabelas

Reconhecer números

Especifica que os números em tabelas de texto são reconhecidos e formatados como números. Células de tabelas no LibreOffice Writer podem reconhecer um número quando ele é representado em um dos formatos numéricos disponíveis das categorias Número, Porcentagem, Moeda, Data, Hora, Científico, Fração e Valor lógico.

O número reconhecido é exibido com o formato numérico padrão para células de tabelas, e define o formato da célula para a categoria identificada. Por exemplo, se um número for reconhecido como Data, a categoria do formato numérico da célula é Data. Você pode definir um formato numérico para a célula, por exemplo, uma data inserida como 8/3/2018 é exibida como Quinta-feira 8 de março de 2018 quando o formato da célula for "Sexta-feira, 31 de dezembro de 1999" na caixa de diálogo Formatar número.

Ícone Nota

Valores reconhecidos de data e hora são convertidos em valores seriais internos de data e hora. Números percentuais são convertidos em seus valores numéricos. Valores lógicos são convertidos internamente para 0 ou 1.


Quando uma entrada não puder ser reconhecida como número, a categoria do número cambia para Texto e a entrada não é alterada.

Se a opção Reconhecer números não estiver selecionada, os números serão salvos em formato de texto e serão automaticamente alinhados à esquerda.

Reconhecer formatos numéricos

Se Reconhecer números não estiver marcado, somente a entrada no formato definido será aceito. Toda outra entrada redefine o formato para Texto.

Por exemplo, se uma célula contém um valor de data e tem seu formato de célula como Data, uma nova entrada de um valor percentual define o formato para Texto e o número percentual não é reconhecido.

Quando Formato numérico estiver marcado, números inseridos definem o formato da célula para a categoria do número reconhecido.

Alinhamento

Especifica que os números são sempre alinhados no fundo e à direita da célula. Se este campo não estiver marcado, os números serão sempre alinhados em cima e à esquerda da célula .

Ícone Nota

A formatação direta não é influenciada pelo campo Alinhamento. Se você centralizar o conteúdo da célula diretamente, ele permanecerá centralizado independentemente de conter texto ou números.


Utilização do teclado

Mover células

Define as configurações padrão para mover linhas e colunas com o teclado.

Linha

Especifica o valor a ser usado para mover uma linha.

Coluna

Especifica o valor a ser usado para mover uma coluna.

Inserir

Especifica as configurações padrão para inserir linhas e colunas com o teclado.

Linha

Especifica o valor padrão a ser usado para inserir linhas.

Coluna

Especifica o valor padrão a ser usado para inserir colunas.

Comportamento de linhas/colunas

Determina o efeito relativo de linhas e colunas em linhas ou colunas adjacentes, assim como na tabela inteira.

Fixos

Especifica que alterações numa linha ou coluna afetam somente as áreas adjacentes correspondentes.

Fixa, proporcional

Especifica que as alterações numa linha ou coluna tem um efeito na tabela inteira.

Variável

Especifica que alterações numa linha ou coluna afetam o tamanho da tabela.

♥ Doe para nosso projeto! ♥