Gerenciador de modelos

O Gerenciador de modelos torna fácil gerenciar modelos e permite iniciar novos documentos usando modelos.

Para acessar este comando...

Selecione o menuArquivo - Novo - Modelos.

Escolha o menu Arquivo - Modelos - Gerenciador de modelos.

Tecle +Shift+N em qualquer módulo do LibreOffice.

Pressione o botão Modelos no Centro de partida.

Selecione qualquer tipo de modelo do botão Modelos do Centro de partida.


Os modelos poupam tempo de edição permitindo começar novos documentos com formatação e conteúdos predefinidos. O Gerenciador de modelos permite organizar e acessar modelos no LibreOffice.

O LibreOffice já vem com um conjunto de modelos que podem ser usados para criar documentos, apresentações, planilhas ou desenhos. Você pode usar os modelos disponíveis no gerenciador de modelos, criar seus próprios modelos ou buscar modelos adicionais on-line.

Ícone Nota

Se tiver aberto o Centro de partida do LibreOffice e não tiver aberto um documento ou aplicação, o Gerenciador de modelos pode ser acessado de forma diferente. Ctrl+Shift+Nainda abre o Gerenciador de modelos, mas pode também ser aberto ao escolher Modelos na barra lateral da esquerda, em Gerenciar modelos.


Janela principal - Escolha de modelos

Visualizações dos modelos aparecem na janela principal em decorrência de sua pesquisa e filtragem. Faça um clique duplo em qualquer modelo para abrir um novo documento com o conteúdo e formatação do modelo.

Pesquisar

Pesquise por modelos inserindo algum texto na caixa de pesquisa em cima à esquerda. A janela principal mostra os modelos encontrados.

Filtrar

Você pode filtrar por todas as aplicações, documentos, planilhas ou desenhos ao escolher uma opção da caixa de listagem do centro em cima. A janela principal mostra os modelos filtrados..

Categorias

Categorias são pastas onde se colocam os modelos. Você pode escolher as categorias padrão Meus modelos, Correspondência comercial, Apresentações, MediaWiki, Outros documentos comerciais, Documentos e correspondência pessoais, Apresentações ou Estilos. Pode-se criar novas categorias para seu uso pessoal. Utilize o botão Configurações do Gerenciador de modelos para criar uma categoria.

Ícone Nota

Não é permitido criar categorias dentro de categorias.


Ícone Nota

Para adicionar os modelos em outra categoria dentro da categoria Meus modelos, escolha LibreOffice → Caminhos, e digite o caminho.


Configurações

Clique no ícone Configurações embaixo à esquerda para abrir o menu de configurações. As opções são criar Nova categoria, Excluir categoria ou Atualizar. Se um modelo padrão para novos documentos for alterado, aparece uma opção adicional para redefinir o modelo para sua configuração de fábrica.

Explorar modelos online

Para explorar mais modelos online, clique no ícone Explorar modelos online embaixo à esquerda para abrir uma janela do navegador e pesquisar modelos na página https://templates.libreoffice.org.

Abrir

Selecione um modelo na janela principal e clique com o botão direito e escolha Abrir, pressione Enter ou dê um duplo clique para abrir um novo documento usando esse modelo.

Editar

Selecione um modelo na janela principal e clique com o botão direito e escolha Editar para editar o modelo. Esta função só está disponível para modelos que não são embutidos.

Definir como padrão

Selecione um modelo na janela principal e clique com o botão direito e escolha Definir como padrão para definir o modelo como modelo padrão. Isso fará uma aparecer uma marca sobre o modelo e o modelo será automaticamente carregado quando um novo documento é criado usando a aplicação correspondente.

Ícone Dica

Renomear

Selecione um modelo na janela principal e clique com o botão direito e escolha Renomear para renomear o modelo. Isso fará uma caixa de diálogo aparecer onde o novo nome pode ser escolhido para o modelo. Digite o nome e selecione Ok ou escolha Cancelar para voltar ao nome que já está definido.

Excluir

Selecione um modelo na janela principal e pressione o botão Excluir, ou clique com o botão direito e escolha Excluir para excluir o modelo. Uma caixa de diálogo irá aparecer pedindo confirmação. Escolha Sim para excluir ou Não para cancelar.

Mover

Selecione a opção Mover na parte de baixo logo após selecionar um modelo para movê-lo para uma categoria diferente. Modelos padrão não podem ser movidos, mas cópias podem ser criadas em outras categorias.

Exportar

Selecione um modelo na janela principal ou pressione o botão Exportar no canto direito inferior para exportar o modelo para uma pasta em seu computador.

Importar

Pressione o botão Importar no canto direito inferior e selecione uma Categoria para importar um modelo do seu computador para a categoria no Gerenciador de modelos.

Exemplos

Exemplo 1 – Criar uma Carta comercial

  1. Abra o LibreOffice Writer

  2. Pressione +Shift+N ou escolha Arquivo – Novo – Modelo para abrir o Gerenciador de modelos

  3. Digite “business letter” na caixa de pesquisa

  4. Selecione um dos modelos da janela principal com um duplo clique ou pressionando Tab para selecionar e então Enter

  5. Um novo documento usando o modelo é criado em uma nova instância do LibreOffice Writer

  6. Altere texto e logo como desejado

Exemplo 2 – Importar modelos – Orçamento pessoal

  1. Abra o LibreOffice Calc

  2. Pressione +Shift+N ou escolha Arquivo – Novo – Modelo para abrir o Gerenciador de modelos

  3. Clique no ícone do mundo para buscar modelos online

  4. Pesquise pelo modelo Orçamento pessoal, então baixe-o

  5. Abra o Gerenciador de modelos e selecione o botão Importar

  6. Selecione a categoria na qual salvar o modelo (por exemplo Meus modelos) e pressione Ok

  7. Navegue até a pasta onde o modelo baixado está, selecione-o e pressione Abrir

  8. O modelo está disponível agora na categoria escolhida.

Exemplo 3 – LibreOffice Impress – Modelo de apresentação

  1. Abra o LibreOffice Impress

  2. O Gerenciador de modelos abre automaticamente quando você abre o LibreOffice Impress

  3. Escolha um modelo para a sua apresentação, filtre por categorias ou pesquise

  4. Funcionalidades adicionais não estão disponíveis e só é possível selecionar o modelo, filtrar ou importar.

  5. Depois de iniciar o LibreOffice Impress é possível rodar o Gerenciador de modelos novamente para acessar funcionalidades adicionais.

Ícone Dica

Faça uso de categorias para organizar seus modelos. Crie novos modelos ou baixe modelos e organize no Gerenciador de modelos. Use modelos para economizar tempo em documentos repetitivos.


Veja Modelos e estilos para informação relacionada.

Veja Criar um modelo de documento para informação relacionada.

Veja o Capítulo 3 – Usar Estilos e Modelos no Guia do Iniciante, disponível no link website de documentação.

Verifique em https://templates.libreoffice.org para modelos para baixar.

♥ Doe para nosso projeto! ♥