Configurar impressora e fax em plataformas derivadas do UNIX

O LibreOffice utiliza as fontes instaladas no seu sistema. Em um documento de texto pode-se selecionar qualquer das fontes de impressão. Em um documento HTML ou no leiaute de web, somente as fontes que são visíveis na tela serão oferecidas. Em planilhas e desenhos, pode-se selecionar qualquer das fontes instaladas.

Alterar as configurações da impressora

Na caixa de diálogo Imprimir ou Configuração da impressora, selecione a impressora na caixa de lista Impressoras e clique em Propriedades. A caixa de diálogo de Propriedades aparecerá e que contém várias guias. Aqui, pode-se estabelecer as configurações a utilizar de acordo com o arquivo PPD da impressora selecionada.

Utilizar a funcionalidade de fax

Se já tiver instalado fax4CUPS no seu computador, poderá enviar faxes através do LibreOffice.

Uma caixa de diálogo aparecerá para solicitar os números de telefone para os quais pretende enviar o fax após imprimir para a impressora fax4CUPS. Poderão ser inseridos vários números de telefone separados com ponto e vírgula.

No LibreOffice pode-se também ativar um ícone para enviar faxes para um fax padrão. Para que funcione assim, escolha Ferramentas - Personalizar - Barras de ferramentas, clique em Adicionar comandos e adicione da categoria Documentos o ícone Enviar pelo fax padrão. Pode-se definir o fax padrão a utilizar com este botão em - LibreOffice Writer - Imprimir.

Lembre-se de criar uma tarefa de impressão separada para cada fax; caso contrário, o primeiro destinatário receberá todas as mensagens de fax. Na caixa de diálogo Ferramentas - Mala direta, selecione a opção Impressora e, em seguida, marque a caixa de seleção Tarefas de impressão individuais.

♥ Doe para nosso projeto! ♥