Registrar alterações

Ícone Nota

A função de revisão está disponível no LibreOffice para documentos de texto e documentos de planilha.


Não é possível registrar todas as alterações. Por exemplo, a alteração de um ponto da guia do tabulador do alinhamento esquerdo para o alinhamento direito não é registrada. No entanto, todas as alterações habituais feitas por um revisor são registradas, como adições, exclusões, alterações de texto e formatação normal.

1.

Para iniciar o registro de alterações, abra o documento a ser editado e escolha Editar - Registrar alterações. Em seguida, escolha Gravar.

2.

Agora comece a fazer as alterações. Como você poderá notar, todas as passagens de texto que forem inseridas estarão com um sublinhado colorido e todas as passagens de texto excluídas permanecerão visíveis, mas estarão tachadas e coloridas.

3.

Se você posicionar o ponteiro do mouse sobre uma alteração marcada, você verá uma referência ao tipo de alteração, ao autor, à data e à hora da alteração na dica da Ajuda. Se as Dicas adicionais também estiverem ativadas, você também verá qualquer comentário disponível sobre essa alteração.


As alterações feitas em uma planilha são realçadas por uma borda ao redor da célula; ao apontar para a célula com o ponteiro do mouse, você verá informações mais detalhadas sobre a alteração na dica da Ajuda.

Pode-se inserir um comentário sobre cada alteração marcada posicionando o cursor na área da alteração e, em seguida, escolhendo Editar - Registrar alterações - Comentário. Além das Dicas adicionais, o comentário também será exibido na lista da caixa de diálogo Gerenciar alterações.

Para parar de gravar as alterações, escolha novamente Editar -Registrar alterações - Gravar. A marca de seleção será removida e você poderá, então, salvar o documento.

Em um documento de texto, você pode usar uma marca adicional colorida para realçar todas as linhas que foram alteradas. Essa linha pode ser, por exemplo, do formato de uma linha vermelha na margem.

Para alterar as definições para rastrear as alterações, selecione - LibreOffice Writer - Alterações ou em - LibreOffice Calc - Alterações.

Registrar e exibir alterações

Aceitar ou rejeitar alterações

Comparar versões de um documento

Mesclar versões

Gerenciar versões

♥ Doe para nosso projeto! ♥