Desenhar linhas em textos

Você pode incorporar ao texto linhas com ângulos, largura, cor e outros atributos personalizados.

Para definir a direção e os atributos de linha, utilize o objeto de desenho Linha da seguinte maneira:

Ícone

Ícone

1.

Na barra Padrão, clique no ícone Mostrar funções de desenho para abrir a barra de ferramentas Desenho e clique no ícone Linha. O ponteiro do mouse se transformará em uma cruz com uma linha ao lado em diagonal.

2.

No seu documento, clique onde a linha deve iniciar. Mantenha pressionado o botão do mouse e arraste até o ponto onde deseja que a linha termine. Se você mantiver pressionada a tecla Shift, será possível desenhar somente linhas horizontais, verticais e diagonais.

Ícone

3.

Solte o botão do mouse quando a linha estiver na direção e no comprimento desejados. Em seguida, você poderá desenhar mais linhas. Para finalizar essa função, pressione a tecla Esc ou clique no ícone Seleção na barra Desenho.

4.

Depois de clicar no ícone Seleção, poderá selecionar todas as linhas ao mesmo tempo ao clicar em cada linha enquanto pressiona a tecla Shift. Essa seleção múltipla permite que você atribua a todas elas cor, largura ou outro atributo em comum.

  1. Crie uma linha horizontal aplicando o estilo de parágrafo predefinido Linha horizontal. Clique em um parágrafo vazio e clique duas vezes no estilo Linha horizontal na janela Estilos. Se a entrada para linhas horizontais não estiver visível na lista de estilos de parágrafos, selecione "Todos os estilos" na caixa de listagem inferior.

  2. Você pode desenhar uma linha acima ou abaixo de um parágrafo em um documento do Writer selecionando Formatar - Parágrafo - Bordas.

Linhas automáticas no Writer

  1. Se você iniciar uma nova linha no Writer digitando três ou mais hifens e pressionar a tecla Enter, os caracteres serão removidos e o parágrafo anterior exibirá uma linha inferior.

    Para cria uma linha simples, digite três ou mais hifens (-), ou sublinhados ( _ ), e tecle Enter. Para criar uma linha dupla, digite três ou mais iguais (=), asteriscos (*), tis (~), ou cerquilhas (#), e pressione Enter.

  2. Para remover uma borda automática selecione Formatar - Parágrafo - Bordas e selecione sem bordas.

  3. Para desfazer uma substituição automática de borda uma vez, escolha Editar - Desfazer.

  4. Para desativar as bordas automáticas, escolha Ferramentas - Autocorreção - Opções da autocorreção - Opções e desmarque Aplicar borda.

Ícone Aviso

As linhas e outros objetos de desenho inseridos no texto não estão definidos em HTML e, consequentemente, não são exportados diretamente nesse formato. Em vez disso, eles são exportados como figuras.


Ícone Dica

Ao inserir uma largura de linha, você pode adicionar uma unidade de medida. Uma linha com largura zero resultará numa linha de um pixel na mídia de saída.


Formatar - Parágrafo - Bordas

Aplicar estilos de linhas utilizando a barra de ferramentas

♥ Doe para nosso projeto! ♥