Integrar novos componentes UNO

Programadores podem escrever e integrar seus próprios componentes UNO (Universal Network Objects) no LibreOffice. Estes componentes podem ser integrados ao menu do LibreOffice e às barras de ferramentas e costumam ser denominados suplementos ou "Add-Ons".

Algumas ferramentas e serviços oferecem suporte à integração de novos componentes. Informações mais detalhadas podem ser obtidas no Guia de Desenvolvimento do LibreOffice. As três etapas principais são:

  1. Registre o novo componente no LibreOffice, Isso pode ser feito utilizando a ferramenta unopkg, disponível no programa {installpath}.

  2. Integre os novos componentes como serviços. Os serviços ProtocolHandler e JobDispatch auxiliarão você; mais informações podem ser obtidas no Guia de Desenvolvimento do LibreOffice.

  3. Altere a interface do usuário (menus ou barras de tarefas). Isto pode ser feito quase que automaticamente gravando um arquivo texto XML que descreve as mudanças. Maiores informações podem ser obtidas no Guia de Desenvolvimento do LibreOffice.

Os suplementos podem estender a funcionalidade do LibreOffice. Eles não estão relacionados aos que fornecem novas funções para o LibreOffice Calc.

♥ Doe para nosso projeto! ♥