Adicionar pontos de acesso clicáveis a imagens

Um Mapa de Imagem permite que você anexe URLs a áreas específicas, chamadas pontos de acesso, em uma figura no documento. Um Mapa de Imagem é um grupo com um ou mais pontos de acesso.

Você pode desenhar três tipos de pontos de acesso: retângulos, elipses e polígonos. Quando você clica em um ponto de acesso, o URL é aberto na janela do navegador ou no quadro que você especificar. Você também pode especificar o texto que aparecerá quando o mouse repousar sobre o ponto de acesso.

Para adicionar um ponto de acesso clicável a uma imagem

  1. Posicione o cursor onde deseja o Mapa de Imagem no documento.

  2. Escolha Inserir – Figura, selecione e insira uma figura de bitmap.

  3. Com a figura selecionada, escolha Editar – Mapa de imagem no Writer ou Calc ou Ferramentas - Mapa de imagem no Impress e Draw. Você verá o Editor de Mapa de Imagem, que exibe a figura em segundo plano.

  4. Use os ícones no Editor de Mapa de Imagem para desenhar uma forma de ponto de acesso, por exemplo um retângulo, sobre a imagem no segundo plano.

    Pode-se ver um texto de ajuda estendida nas funções de cada ícone ao ativar Dicas estendidas em → LibreOffice → Geral.

  5. Insira o URL "Endereço" a ser exibido num navegador quando o usuário clicar no ponto de acesso.

  6. Opcionalmente, insira o "Texto" que será exibido como dica quando o usuário apontar o mouse para o ponto de acesso.

  7. Clique no botão Aplicar para aplicar as alterações e feche o Editor de Mapa de Imagem.

  8. Salve o documento no LibreOffice ou no formato HTML.

Você pode salvar o Mapa de Imagem como arquivo e carregar esse arquivo em um servidor da Web, por exemplo.

Mapa de imagem

Um Mapa de imagem é um quadro ou uma figura vinculada a uma referência. Você pode clicar em áreas definidas de uma figura ou quadro para acessar um (URL) de destino que esteja vinculado à área. As áreas de referência, junto com os URLs vinculados e com o texto correspondente exibido quando se pousa o ponteiro do mouse sobre elas, são definidas no Editor de mapa de imagem.

Existem dois tipos diferentes de Mapas de imagem. O Mapa de imagem no lado cliente é avaliado no computador cliente, que carregou a imagem gráfica da Internet, ao passo que o Mapa de imagem no lado servidor é avaliado no computador servidor, que fornece a página HTML na Internet. Na avaliação no servidor, um clique no Mapa de imagem envia as coordenadas relativas do cursor dentro da imagem para o servidor e um programa dedicado responde. Na avaliação do cliente, um clique em um ponto de acesso definido no Mapa de imagem ativa o URL, como se ele fosse um hyperlink de texto normal. O URL aparece abaixo do ponteiro do mouse quando o usuário passa o cursor sobre o Mapa de imagem.

Como os Mapas de imagem podem ser usados de diferentes maneiras, eles podem ser armazenados em diferentes formatos.

Formatos de mapas de imagem

Os Mapas de imagem se dividem basicamente entre aqueles analisados no servidor (ou seja, seu provedor de Internet) e aqueles analisados no navegador da Web do computador do leitor.

Mapas de imagem do servidor

Os Mapas de imagem do servidor são exibidos para o leitor como uma figura ou um quadro na página. Clique no Mapa de imagem com o mouse para enviar ao servidor as coordenadas da posição relativa. Com o auxílio de um programa extra, o servidor então determinará a próxima etapa a ser seguida. Há vários métodos incompatíveis para definir este processo; os dois mais comuns são:

O LibreOffice cria mapas de imagem para ambos os métodos. Selecione o formato na lista Tipo de arquivo da caixa de diálogo Salvar como do Editor de mapa de imagem. Serão criados arquivos de Mapas individuais para você carregar no servidor. Será necessário perguntar ao provedor ou ao administrador de rede que tipo de mapas de imagem podem ser colocados do servidor, e como acessar o programa de avaliação.

Mapas de imagens do cliente

A área da figura ou do quadro na qual o leitor pode clicar é indicada por um URL vinculado, que aparecerá quando o mouse for passado sobre esta área. O Mapa de imagem é armazenado em uma camada abaixo da figura e contém informações sobre as regiões referenciadas. A única desvantagem dos Mapas de imagem no lado cliente é que os navegadores da Web mais antigos não podem lê-los; no entanto, essa desvantagem será solucionada com o tempo.

Ao salvar o Mapa de imagem, selecione o tipo de arquivo SIP – Mapa de imagem StarView. Esta ação salva o Mapa de Imagem diretamente em um formato aplicável a todas as figuras ou quadros ativos do documento. Contudo, para usar o Mapa de Imagem somente na figura ou quadro atual, não é necessário salvá-los em um formato especial. Depois de definir as regiões, apenas clique em Aplicar. Nada mais é necessário. Os Mapas de imagem do cliente salvos em formato HTML são inseridos diretamente na página em código HTML.

♥ Doe para nosso projeto! ♥