Arrastar e soltar com a exibição de fonte de dados

O método arrastar e soltar é um modo rápido de copiar informações de uma fonte de dados em um documento de planilha ou texto ou de criar formulários baseados em uma fonte de dados.

Copiar dados com o ponteiro do mouse

Copiar com arrastar e soltar

Para reverter uma ação de arrastar e soltar, posicione o cursor no documento e escolha Editar - Desfazer.

Ícone Dica

Também é possível copiar pelo recurso de arrastar e soltar de um documento para a fonte de dados:


Ícone Dica

Uma tabela de texto ou o intervalo selecionado pode ser arrastado utilizando o método de arrastar e soltar para um recipiente de tabela no explorador da fonte de dados.


Ícone Dica

Você também pode usar o método arrastar e soltar para copiar texto simples de um documento e soltá-lo no campo de dados na tela de exibição de fonte de dados.


Utilizar dados em um documento de texto

Você poderá inserir um campo de banco de dados em um documento de texto arrastando um nome de campo do cabeçalho da coluna da tela de exibição de fonte de dados para o documento. Essa opção é especialmente útil para projetar cartas-modelo. Arraste os campos desejados - endereço, formato do endereço e assim por diante - para o documento.

Para inserir um registro completo, selecione o cabeçalho correspondente e arraste-o para o documento. Quando você liberar o botão do mouse, a caixa de diálogo Inserir colunas do banco de dados. Nela você poderá optar por usar todos os campos do banco de dados e por copiar os dados para o documento como texto, tabela ou campos. Todos os registros selecionados serão inseridos.

Aplicar dados a um documento de tabela

Você pode inserir um ou mais registros na planilha atual de um documento de planilha selecionando as linhas na fonte de dados, arrastando e soltando-as na planilha. Os dados serão inseridos no local onde você soltar o botão do mouse.

Inserir controles em um formulário de texto

Ao criar um formulário de texto vinculado a um banco de dados, você poderá gerar controles arrastando e soltando a partir da tela de exibição de fonte de dados.

Ao arrastar uma coluna de banco de dados para o documento de texto, um campo será inserido. Se mantiver pressionadas as teclas Shift+ ao arrastar, um campo de texto será inserido e agrupado com um campo de rótulo apropriado. O campo de texto já contém todas as informações do banco de dados que você precisa para o formulário.

Arrastar e soltar dentro de um documento do LibreOffice

Copiar figuras entre documentos

Copiar áreas de planilhas para documentos de texto

Copiar figuras da Galeria

Adicionar figuras à Galeria

♥ Doe para nosso projeto! ♥