Registrar um catálogo de endereços

No LibreOffice, você pode registrar diferentes fontes de dados. O conteúdo dos campos de dados serão então disponibilizados para serem usados em vários campos e controles. O catálogo de endereços do sistema é um exemplo desse tipo de fonte de dados.

Os modelos e assistentes do LibreOffice utilizam campos para o conteúdo do catálogo de endereços. Quando ativados, os campos gerais dos modelos serão automaticamente substituídos pelos campos de fonte de dados do catálogo de endereços.

Para que ocorra a substituição, você deve dizer ao LibreOffice que catálogo de endereços utiliza. O assistente que pede esta informação será exibido automaticamente na primeira vez que ativar, por exemplo, um modelo de carta comercial. Você também pode chamar o assistente através das etapas descritas abaixo.

Ícone Nota

Os dados do catálogo de endereços são somente leitura no LibreOffice Base. Não é possível adicionar, editar ou excluir dados do catálogo de endereços a partir do Base.


Assistente de fontes de dados de endereços

Para chamar o assistente de Fontes de dados de endereços, escolha Arquivo - Assistente - Fonte de dados de endereços.

Registrar um catálogo de endereços existente manualmente

  1. Escolha Ferramentas - Fonte do catálogo de endereços. A caixa de diálogo Modelos: Atribuição de catálogo de endereços aparecerá.

  2. Na caixa de combinação Fonte de dados, selecione o catálogo de endereços do sistema ou a fonte de dados que você deseja utilizar como catálogo de endereços.

  3. Se ainda não tiver registrado o catálogo de endereços do sistema no LibreOffice como a fonte de dados, clique no botão Fonte de dados de endereço.... Isto o levará ao Assistente de fonte de dados do catálogo de endereços, onde poderá registrar seu catálogo de endereços como uma nova fonte de dados no LibreOffice.

  4. Na caixa de combinação Tabela, selecione a tabela do banco de dados desejada para utilizar como catálogo de endereços.

  5. Em Atribuição de campo, faça a correspondência entre os campos por nome, companhia, departamento e assim por diante e os nomes de campos reais utilizados no catálogo de endereços.

  6. Quando terminar, clique em OK para fechar a caixa de diálogo.

Agora a sua fonte de dados estará registrada no LibreOffice como o catálogo de endereços. Se você abrir um modelo da categoria Correspondência comercial, o LibreOffice poderá inserir automaticamente os campos corretos para uma carta-modelo.

♥ Doe para nosso projeto! ♥