Colaboração

No LibreOffice Writer, Impress, e Draw, somente um usuário por vez pode abrir um documento para gravação. No Calc, vários usuários podem abrir o mesmo documento de planilha para gravação ao mesmo tempo.

Colaboração no Calc

No LibreOffice Calc, o compartilhamento de documentos permite acesso de escrita simultâneo para vários usuários. Cada usuário que desejar colaborar deve entrar um nome na página da aba → LibreOffice → Dados do usuário.

Ícone Aviso

Alguns comandos não estarão disponíveis (em cor cinza) quando o rastreamento de alterações ou compartilhamento de documentos estiver ativado. Para um novo documento de planilha, você não pode aplicar ou inserir os elementos em cinza.


Criar um novo documento de planilha

O usuário A cria um novo documento de planilha. As seguintes condições podem se aplicar:

O comando Ferramentas - Compartilhar documento pode ser utilizado para alternar o modo de compartilhamento para compartilhado ou não compartilhado. Se você deseja utilizar um documento compartilhado no modo não compartilhado, você deve salvar o documento com outro nome ou caminho. Isso cria uma cópia do documento de planilha que não estará compartilhado.

Abrir um documento de planilha

O usuário A abre um documento de planilha. As seguintes condições podem se aplicar:

Salvar um documento de planilha compartilhado

O usuário A salva um documento compartilhado. As seguintes condições podem se aplicar:

Quando um usuário salva com sucesso um documento compartilhado, o documento será recarregado após o comando salvar, de forma que o documento de planilha mostrará a última versão de todas as alterações que foram salvas por todos os usuários. Uma mensagem mostrará que "alterações externas foram adicionadas" quando outro usuário alterou algum conteúdo.

Colaboração no Writer, Impress e Draw

Para todos os módulos Writer, Impress, Draw e para o Calc, quando o compartilhamento de documentos não estiver ativado, será possível travar o arquivo. O travamento de arquivo está disponível mesmo quando o mesmo documento for acessado de sistemas operacionais diferentes:

O usuário A abre um documento. As seguintes condições podem se aplicar:

Permissões de acesso de usuário e compartilhamento de documentos

Algumas condições devem ser verificadas nos sistemas operacionais com gerência de permissões de usuário.

Ícone Aviso

O acesso de escrita também permite que outros usuários (acidentalmente ou deliberadamente) excluam ou alterem um arquivo.


♥ Doe para nosso projeto! ♥