Ordem da tabulação

A caixa de diálogo Ordem de tabulação permite que você modifique a ordem na qual os campos de controle receberão o foco quando o usuário pressionar a tecla de tabulação.

Para acessar este comando...

Na barra Design de formulário, clique

Ícone

Ordem de ativação


Se forem inseridos elementos de formulário em um documento, o LibreOffice determinará automaticamente em qual ordem mover de um controle para o outro com a tecla Tab. Cada novo controle adicionado é automaticamente posicionado no fim dessa série. Na caixa de diálogo Ordem de Tabulação, você pode adaptar a ordem dessa série de acordo com suas necessidades.

Você também pode definir o índice de um controle através de suas propriedades específicas, inserindo o valor desejado em Ordem, na caixa de diálogo Propriedades do controle.

O botão de opção dentro de um grupo só poderá ser acessado pela tecla Tab quando um dos botões de opção for definido para "selecionado". Se você tiver projetado um grupo de botões de opção no qual não há nenhum botão definido como "selecionado", o usuário não conseguirá acessar o grupo nem nenhum de seus botões de opção pelo teclado.

Controles

Lista todos os controles do formulário. Esses controles podem ser selecionados com a tecla de tabulação na ordem especificada de cima para baixo. Selecione um controle na lista Controles para atribuir a posição desejada na ordem de tabulação.

Mover para cima

Para mover o controle selecionado para uma posição acima na ordem de tabulação, clique no botão Mover para cima.

Mover para Baixo

Clique no botão Mover para baixo para mover o controle selecionado até uma posição abaixo na ordem de tabulação.

Ordenação automática

Clique no botão Ordenação automática para ordenar automaticamente os controles de acordo com a posição deles no documento.

♥ Doe para nosso projeto! ♥