Controles de formulários

A barra de ferramentas Controles de formulário ou o submenu contém ferramentas necessárias para criar formulários interativos. Você pode utilizar a barra de ferramentas ou submenu para adicionar controles a um formulário em documentos de texto, planilhas, apresentações desenhos e documentos HTML, por exemplo, ao adicionar um botão que executa uma macro.

Para acessar este comando...

Selecione Exibir - Barras de ferramentas - Controles de formulário.

Ícone na barra de ferramentas Inserir (pode ser necessário tornar este ícone visível)

Ícone

Controles de formulários


Ícone Nota

Os documentos de formulários XML (XForms) utilizam o mesmo conjunto de controles.


Para criar um formulário, abra um documento e use a barra de ferramentas Controles de formulário para adicionar e definir controles de formulário. Se desejar, também poderá vincular o formulário a um banco de dados, de modo que possa usar os controles para manipular esse banco de dados.

Ao criar um formulário em um documento HTML, você pode usar o formulário para enviar dados pela Internet.

Ícone Nota

O LibreOffice somente exporta as propriedades dos formulários que tem suporte à versão do HTML escolhida. Para especificar a versão do HTML, selecione - Carregar / Salvar - Compatibilidade com HTML.


Para adicionar um controle a um documento

  1. Na barra de ferramentas Controles de formulários, clique no ícone do controle que deseja adicionar.

  2. No documento, arraste para criar o controle.

    Para criar um campo de controle quadrado, pressione a tecla Shift ao arrastar.

Ícone Dica

Para adicionar um campo da lista de campos de uma tabela ou consulta a um formulário, arraste uma célula para dentro do formulário. Em um documento de texto, você também pode arrastar o cabeçalho de uma coluna para adicionar um campo a um formulário. Para incluir um rótulo para um campo, mantenha pressionadas as teclas +Shift ao arrastar um cabeçalho de coluna.


Modificar um controle

  1. Clique com o botão da direita no controle e escolha Controles. Uma caixa de diálogo abrirá para definir as propriedades do controle.

  2. Para especificar uma tecla de atalho para um controle, adicione um til (~) na frente do caractere no rótulo deste controle.

  3. Você pode arrastar e soltar controles de um documento para outro. Você também pode copiá-los e colá-los no novo documento. Ao inserir o controle em outro documento, o LibreOffice analisa a fonte de dados, o tipo de conteúdo e as propriedades do conteúdo do controle de forma que o controle se ajustará à estrutura lógica do documento de destino. Por exemplo, um controle que mostra o conteúdo do catálogo de endereços continuará a exibir esse conteúdo depois que for copiado para um outro documento. Você pode ver essas propriedades na guia Dados da caixa de diálogo Propriedades do formulário.

Selecionar

Ícone

Este ícone alterna o ponteiro do mouse para o modo de seleção ou desativa esse modo. O modo de seleção é utilizado para selecionar os controles do formulário atual.

Ativar/Desativar modo de design

Ativa ou desativa o modo de design. Esta função é usada para alternar rapidamente entre os modos de design e de usuário. Ative-a para editar os controles de formulário e desative-a para usar os controles de formulário.

Ícone

Ativar/Desativar modo de design

Propriedades de controle

Abre uma caixa de diálogo para editar as propriedades do controle selecionado.

Ícone

Controle

Propriedades do formulário

Nesta caixa de diálogo, você pode especificar, entre outras coisas, a fonte de dados e os eventos de todo o formulário.

Ícone

Formulário

Caixa de seleção

Ícone

Cria uma caixa de seleção. As caixas de seleção permitem que ative ou desative uma função no formulário.

Caixa de texto

Ícone

Cria uma caixa de texto. As caixas de texto são campos em que o usuário pode inserir texto. Em um formulário, as caixas de texto exibem os dados ou permitem inserir uma nova entrada de dados.

Campo formatado

Ícone

Cria um campo formatado. O campo formatado consiste em uma caixa de texto na qual você pode definir como as entradas e saídas serão formatadas e quais valores de limitação aplicar.

Um campo formatado tem propriedades especiais de controle (escolha Formatar - Controle).

Botão de ação

Ícone

Cria um botão de ação. Esta função pode ser utilizada para executar um comando para um evento definido, como um clique do mouse.

Você pode aplicar texto e figuras a esses botões.

Botão de opção

Ícone

Cria um botão de opções. Os botões de opção permitem que o usuário escolha uma de várias opções. Os botões de opção com a mesma funcionalidade possuem o mesmo nome (propriedade Nome). Normalmente, eles fazem parte de uma mesma caixa de grupo.

Caixa de listagem

Ícone

Cria uma caixa de listagem. Uma caixa de listagem permite selecionar uma entrada a partir de uma lista. Se o formulário estiver vinculado a um banco de dados e a conexão de banco de dados estiver ativa, o Assistente de caixa de listagem aparecerá automaticamente depois que inserir a caixa de listagem no documento. Ele ajuda a criar a caixa de listagem.

Caixa de combinação

Ícone

Cria uma caixa de combinação. Uma caixa de combinação é uma caixa de listagem de uma linha com uma lista suspensa na qual os usuários escolhem uma opção. Você pode atribuir a propriedade "somente leitura" à caixa de combinação, de modo que os usuários não possam inserir entradas diferentes das encontradas na lista. Se o formulário estiver vinculado a um banco de dados e a conexão de banco de dados estiver ativa, o Assistente de caixa de combinação aparecerá automaticamente depois que inserir a caixa de combinação no documento.

Campo de rótulo

Ícone

Cria um campo para exibição de texto. Esses rótulos são somente para exibição de texto predefinido. Não é possível fazer entradas nesses campos.

Design de formulário

Abre a barra de ferramentas Design de formulário.

Ativar/Desativar assistentes

Ícone

Ativa e desativa os assistentes automáticos de controles de formulários.

Estes Assistentes ajudam a inserir as propriedades de caixas de listagem, de controles de tabelas e de outros controles.

Comandos do menu de contexto

Botão giratório

Ícone

Cria um botão giratório.

Se adicionar um botão giratório a uma planilha do Calc, poderá usar a página da guia Dados para criar um vínculo bidirecional entre o botão giratório e uma célula. Dessa forma, quando você alterar o conteúdo de uma célula, o conteúdo do botão giratório será atualizado. Da mesma forma, se você alterar o valor do botão giratório, o conteúdo da célula será atualizado.

Barra de rolagem

Ícone

Cria uma barra de rolagem.

Você pode especificar as seguintes propriedades para uma barra de rolagem:

Nome da interface de usuário

Semânticas

Valor mín. de rolagem

Especifica a altura ou a largura mínima de uma barra de rolagem.

Valor máx. de rolagem

Especifica a altura ou a largura máxima de uma barra de rolagem.

Valor padrão de rolagem

Especifica o valor padrão de uma barra de rolagem, usado quando o formulário é redefinido.

Orientação

Especifica a orientação de uma barra de rolagem, ou seja, horizontal ou vertical.

Pequena alteração

Especifica a distância mínima em que se pode rolar a barra, por exemplo, clicando em uma seta.

Grande alteração

Especifica a distância até onde uma barra de rolagem rolará, por exemplo, quando você clicar entre a miniatura e a seta da barra de rolagem.

Atraso

Especifica o atraso em milissegundos entre os eventos de disparo da barra de rolagem. Por exemplo, o atraso que ocorre quando você clica em um botão de seta na barra de rolagem e mantém o botão do mouse pressionado.

Cor do símbolo

Especifica a cor das setas na barra de rolagem.

Tamanho visível

Especifica o tamanho da miniatura da barra de rolagem em "unidades de valor". Por exemplo um valor de ("Valor máx. de rolagem" menos "Valor mín. de rolagem") / 2 resulta em uma miniatura da barra de rolagem que ocupa metade da barra.

Para que a largura e a altura da barra de rolagem sejam idênticas, defina Tamanho visível como zero.


Em uma planilha do Calc, você pode usar a página da aba Dados para criar um vínculo bidirecional entre uma barra de rolagem e uma célula.

Botão de imagem

Ícone botão de imagem

Cria um botão que será exibido como uma imagem. À parte a representação gráfica, o botão de imagem tem as mesmas propriedades de um botão "normal".

Controle de imagem

Ícone

Cria um controle de imagem. Só pode ser usado para adicionar imagens de um banco de dados. No documento de formulário, para inserir a imagem, clique duas vezes em um desses controles para abrir a caixa de diálogo Inserir figura. Há também um menu de contexto (não no modo de design) com comandos para inserir e excluir a imagem.

É possível exibir imagens de um banco de dados no formulário e inserir novas imagens no banco de dados, desde que o controle de imagem não esteja protegido contra gravação. O controle deve se referir a um campo de banco de dados do tipo da imagem. Portanto, insira o campo de dados na janela de propriedades, na página da guia Dados.

Campo de data

Ícone

Cria um campo de data. Se o formulário estiver vinculado a um banco de dados, os valores da data poderão ser adotados a partir do banco de dados.

Se você atribuir a propriedade "Suspensa" ao campo de data, o usuário poderá abrir um calendário para selecionar uma data no campo de data. Isso também se aplica a um campo de data dentro do campo Controle de tabela.

Ícone Dica

Os campos de data podem ser facilmente editados pelo usuário por meio das teclas de seta para cima e de seta para baixo. Dependendo da posição do cursor, pode-se usar as teclas de setas para aumentar ou diminuir o dia, o mês ou o ano.


Comentários específicos em campos de data.

Campo de hora

Ícone

Cria um campo de hora. Se o formulário estiver vinculado a um banco de dados, os valores de hora do formulário poderão ser adotados a partir do banco de dados.

Ícone Dica

Os campos de hora podem ser facilmente editados pelo usuário por meio das teclas de seta para cima e de seta para baixo. Dependendo da posição do cursor, pode-se usar as teclas de setas para aumentar as horas, minutos ou segundos.


Seleção de arquivo

Ícone

Cria um botão que permite a seleção de arquivo.

Campo numérico

Ícone

Cria um campo numérico. Se o formulário estiver vinculado a um banco de dados, os valores numéricos do formulário poderão ser adotados a partir do banco de dados.

Campo monetário

Ícone

Cria um campo monetário. Se o formulário estiver vinculado a um banco de dados, o conteúdo do campo monetário do formulário poderá ser adotado a partir do banco de dados.

Campo de padrão

Ícone

Cria um campo de padrão. Os campos de padrão consistem em uma máscara de edição e em uma máscara literal. A máscara de edição determina quais dados podem ser inseridos. A máscara literal determina o conteúdo do campo de padrão quando o formulário é carregado.

Ícone Nota

Observe que os campos de padrão não são exportados para formato HTML.


Caixa de grupo

Ícone

Cria um quadro para agrupar visualmente vários controles. As caixas de grupo permitem agrupar os botões de opção em um quadro.

Se inserir um quadro de grupo no documento, o Assistente de grupo de elementos será iniciado, permitindo que você crie facilmente um grupo de opções.

Nota: Ao arrastar uma caixa de grupo sobre controles já existentes e quiser selecionar um controle em seguida, terá primeiro de abrir o menu de contexto da caixa de grupo e escolher Dispor - Enviar para trás. Em seguida, selecione o controle enquanto pressiona .

Ícone Nota

As caixas de grupo são utilizadas apenas para efeito visual. É possível agrupar funcionalmente os campos de opção por meio da definição de nome: nas propriedades Nome de todos os campos de opção, insira o mesmo nome para agrupá-los.


Controle de tabela

Ícone

Cria um controle de tabela para exibir uma tabela de banco de dados. Se criar um novo controle de tabela, o Assistente de elementos de tabela aparecerá.

Informações especiais sobre controles de tabelas.

Barra de navegação

Ícone

Cria uma barra de Navegação.

A barra Navegação permite que você percorra os registros de um banco de dados ou de um formulário de banco de dados. Os controles dessa barra Navegação funcionam da mesma maneira que os da barra Navegação padrão do LibreOffice.

Controle de foco automático

Ícone

Se a opção Controle de foco automático estiver ativada, o primeiro controle de formulário será selecionado ao abrir o documento. Se o botão não estiver ativado, o texto será selecionado após a abertura. A Ordem de tabulação que você especificou determina qual é o primeiro controle de formulário.

♥ Doe para nosso projeto! ♥