Mostrar funções de desenho

Clique para abrir ou fechar a barra Desenho, para adicionar formas, linhas, texto e textos explicativos ao documento atual.

Você pode ativar e desativar a barra de ferramentas Desenho de documentos do Writer e do Calc usando um ícone na barra de ferramentas Padrão.

Ícone

Mostrar funções de desenho

Ícone Dica

Você pode mudar os botões visíveis das barras de ferramentas. clique com o botão da direita numa delas para acessar o comando Botões visíveis.


Seleção

Ícone

Permite selecionar objetos do documento atual. Para selecionar um objeto, clique no objeto com a seta. Para selecionar mais de um objeto, arraste um quadro de seleção ao redor dos objetos. Para adicionar um objeto a uma seleção, pressione Shift e, em seguida, clique no objeto.

Linha

Ícone

Desenha uma linha reta no local onde arrastar no documento atual. Para restringir a linha a 45 graus, mantenha pressionada a tecla Shift enquanto você arrasta.

Ícone Dica

Para inserir um texto em uma linha, clique duas vezes na linha e digite ou cole o texto. A direção do texto corresponde à direção utilizada para desenhar a linha. Para ocultar a linha, selecione Invisível na caixa Estilo de linha da barra Propriedades do objeto de desenho.


Retângulo

Ícone

Desenha um retângulo onde você arrasta o documento atual. Clique onde você deseja colocar um canto do retângulo e arraste para o tamanho desejado. Para desenhar um quadrado, mantenha pressionada a tecla Shift enquanto arrasta.

Elipse

Ícone

Desenha uma forma oval no local onde arrastar no documento atual. Clique no local onde deseja desenhar a forma oval e arraste até o tamanho desejado. Para desenhar um círculo, mantenha pressionada a tecla Shift enquanto você arrastar.

Polígono

Ícone

Desenha uma linha composta de uma série de segmentos de linha reta. Arraste para desenhar um segmento de linha, clique para definir seu ponto final e, em seguida, arraste para desenhar outro. Clique duas vezes para concluir o desenho da linha. Para criar uma forma fechada, clique duas vezes no ponto inicial da linha.

Mantenha pressionada a tecla Shift enquanto desenha um polígono para posicionar novos pontos em ângulos de 45 graus.

O modo Editar pontos permite que você modifique interativamente os pontos individuais do polígono.

Curva

Ícone

Desenha uma curva de Bézier suave. Clique no local onde deseja que a curva inicie, arraste, solte e, em seguida, mova o ponteiro para o local onde deseja que a curva termine e clique. Mova o ponteiro e clique novamente para adicionar um segmento de linha reta à curva. Clique duas vezes para concluir o desenho da curva. Para criar uma forma fechada, clique duas vezes no ponto inicial da curva. O arco da curva é determinado pela distância arrastada.

Linha à mão livre

Ícone

Desenha uma linha à mão livre onde arrastar no documento atual. Para finalizar a linha, solte o botão do mouse. Para desenhar uma forma fechada, solte o botão do mouse próximo ao ponto inicial da linha.

Arco

Ícone

Desenha um arco no documento atual. Para desenhar um arco, arraste uma forma oval até o tamanho desejado e, em seguida, clique para definir o ponto inicial do arco. Mova o ponteiro para o local em que deseja posicionar o ponto final e clique. Não é necessário clicar na forma oval. Para desenhar um arco baseado em um círculo, mantenha pressionada a tecla Shift ao arrastar.

Gráfico de pizza

Ícone

Desenha uma forma preenchida definida pelo arco de uma forma oval e duas linhas de raio no documento atual. Para desenhar um setor de elipse, arraste uma forma oval até o tamanho desejado e, em seguida, clique para definir a primeira linha de raio. Mova o ponteiro para o local em que deseja posicionar a segunda linha de raio e clique. Não é preciso clicar na forma oval. Para desenhar um segmento de círculo, mantenha pressionada a tecla Shift enquanto arrasta.

Segmento circular

Ícone

Desenha uma forma preenchida que é definida pelo arco de um círculo e uma linha de diâmetro no documento atual. Para desenhar um segmento de círculo, arraste um círculo até o tamanho desejado e, então, clique para definir o ponto de início da linha de diâmetro. Mova o ponteiro até o local em que deseja posicionar o fim da linha de diâmetro e clique. Você não precisa clicar no círculo. Para desenhar um segmento de elipse, mantenha pressionada a tecla Shift enquanto arrasta o ponteiro do mouse.

Caixa de texto

Ícone

Desenha uma caixa de texto com direção de texto horizontal no local onde arrastar o cursor no documento atual. Arraste uma caixa de texto até o tamanho desejado em qualquer lugar do documento e, em seguida, digite ou cole o texto. Gire a caixa de texto para obter texto girado.

Animação de texto

Ícone

Insere no documento atual um texto animado na horizontal.

Textos explicativos

Ícone

Desenha uma linha que termina em um texto explicativo retangular com direção de texto horizontal a partir do local onde arrastar o cursor no documento atual. Arraste uma alça do texto explicativo para redimensioná-lo. Para adicionar texto, clique na borda do texto explicativo e, em seguida, digite ou cole seu texto. Para transformar um texto explicativo retangular em um texto explicativo arredondado, arraste a alça do canto maior quando o ponteiro se transformar em mão.

Formas simples

Abre a barra de ferramentas Formas simples, para inserir figuras em seu documento.

Ícone

Formas simples

Formas de símbolo

Abre a barra de ferramentas Formas de símbolo, para inserir figuras em seu documento.

Ícone

Formas de símbolos

Setas cheias

Abre a barra de ferramentas Setas cheias, para inserir figuras em seu documento.

Ícone

Setas cheias

Fluxogramas

Abre a barra de ferramentas Fluxogramas, para inserir figuras de fluxogramas em seu documento.

Ícone

Fluxogramas

Textos explicativos

Abre a barra de ferramentas Textos explicativos, para inserir figuras em seu documento.

Ícone

Textos explicativos

Estrelas e faixas

Abre a barra de ferramentas Estrelas e faixas, para inserir figuras de estrelas ou faixas em seu documento.

Ícone

Estrelas

Pontos

Permite editar pontos no desenho.

Fontwork

Abre a caixa de diálogo Fontwork, para introduzir texto num formato diferente do que aquele que pode ser inserido através das fontes padrão.

Ícone

Galeria do Fontwork

De um arquivo

Insere uma figura no documento atual, .

Ícone

Figura

Ativar/Desativar extrusão

Ativa e desativa os efeitos 3D dos objetos selecionados.

Suporte a idiomas asiáticos

Esses comandos só podem ser acessados após ativar o suporte para idiomas asiáticos em - Configurações de idioma - Idiomas.

Textos explicativos verticais

Ícone

Desenha uma linha que termina em um texto explicativo retangular com direção de texto vertical a partir do local onde arrastar o cursor no documento atual. Arraste uma alça do texto explicativo para redimensioná-lo. Para adicionar texto, clique na borda do texto explicativo e, em seguida, digite ou cole seu texto. Para transformar um texto explicativo retangular em um texto explicativo arredondado, arraste a alça do canto maior quando o ponteiro se transformar em mão. Somente disponível quando o suporte de idioma asiático está ativado.

Texto vertical

Ícone

Desenha uma caixa de texto com direção de texto vertical no local onde clicar ou arrastar o cursor no documento atual. Clique em qualquer lugar no documento e, em seguida, digite ou cole o texto. Você também pode mover o cursor até o local onde deseja adicionar o texto, arrastar uma caixa de texto e, em seguida, digitar ou colar o texto. Somente disponível quando o suporte de idioma asiático estiver ativado.

♥ Doe para nosso projeto! ♥