Geral

Define as opções gerais para exportação PDF de seu documento. Intervalos, imagens, marca d'água, formulários e outros parâmetros.

Para acessar este comando...

Escolha Arquivo - Exportar como - Exportar como PDF, aba Geral.


Imagem da caixa de diálogo de opções gerais da exportação PDF

Intervalo

Define as opções de exportação para as páginas incluídas no arquivo PDF.

Todas

Exporta todos os intervalos de impressão definidos. Se não houver nenhum intervalo de impressão definido, exportará o documento inteiro.

Paginas

Exporta as páginas indicadas no quadro.

Para exportar um intervalo de páginas, utilize o formato 3-6. Para exportar páginas simples, utilize o formato 7;9;11. Se quiser, pode exportar uma combinação de intervalos de páginas e páginas simples, utilizando o formato 3-6;8;10;12.

Seleção

Exporta a seleção atual.

Visualizar o PDF depois de exportar

Abre o documento exportado no visualizador padrão de PDF do sistema.

Imagens

Define as opções de exportação de PDF para as imagens dentro do documento.

note

Imagens EPS com visualizações incorporadas são exportadas apenas como visualizações. Imagens EPS sem visualizações incorporadas são exportadas apenas como espaços reservados vazios.


Compressão sem perdas

Seleciona uma compressão sem perdas das imagens. Todos os pixels serão preservados.

Compressão JPEG

Seleciona uma compressão JPEG para imagens. Com um nível alto de qualidade quase todos os pixels são preservados. Com um nível baixo de qualidade, alguns pixels serão perdidos e artefatos introduzidos, mas o tamanho do arquivo será reduzido.

Qualidade

Informe o nível de qualidade para a compressão JPEG.

Reduzir a resolução da figura

Selecione para fazer uma nova amostragem ou reduzir o tamanho das imagens em pixels por polegada.

Selecione a resolução desejada para as imagens.

Marca d'água

Adiciona um texto de marca d'água verde clara, centralizada e vertical ao plano de fundo da página. A marca d'água não é parte do documento original.

Assinar com marca d'água

Marque esta caixa para ativar a assinatura por marca d'água.

Texto

Insira o texto da assinatura por marca d'água.

note

Não é possível ajustar a aposição, orientação e tamanho da marca d'água. A marca d'água não é armazenada no documento original.


Geral

Define as opções gerais de exportação para PDF.

PDF híbrido (incorporar arquivo ODF)

Esta definição permite exportar o documento como um arquivo .pdf que contém dois formatos de arquivo: PDF e ODF. Em visualizadores de PDF ele comporta-se como um arquivo normal .pdf e permanece completamente editável no LibreOffice.

Arquivo (PDF/A, ISO 19005)

Converte para o formato PDF/A-2b ou PDF/A-1b. Este formato é definido como um formato de arquivo de documento eletrônico para preservação a longo prazo. Todas as fontes utilizadas no documento de origem serão incorporadas no arquivo PDF gerado. As tags PDF serão gravadas.

PDF marcado (adiciona a estrutura do documento)

Selecione para gravar marcas PDF. Isso pode aumentar muito o tamanho arquivo.

O PDF com marcas contém informações sobre a estrutura do conteúdo do documento. Isso pode ajudar a exibir o documento em dispositivos com telas diferentes e quando se utiliza software de leitor de tela.

Criar formulário PDF

Selecione para criar um formulário PDF. Serve para ser preenchido e impresso pelo usuário do documento PDF.

Formato para envio

Selecione o formato de submissão dos formulários dentro do arquivo PDF.

Selecione o formato dos dados que você receberá do submissor: FDF (Forms Data Format), PDF, HTML, ou XML.

Esta configuração se sobrepõe às propriedades de URL configuradas para o documento.

Permitir nomes de campos duplicados

Permite utilizar o mesmo nome de campo para vários campos no arquivo PDF gerado. Se estiver desativado, os nomes de campo serão exportados utilizando nomes únicos gerados internamente.

Exportar marcadores

Selecione exportar marcadores dos documentos do Writer como marcadores PDF. Marcadores serão criados para todos os parágrafos da estrutura de tópicos (Ferramentas - Numeração da estrutura de tópicos) e para todas as entradas do Índice, quando estes foram definidos como hiperlink no documento original.

Comentários como anotações PDF

Selecione para exportar as anotações de documentos do Writer e do Calc como anotações PDF.

Para exportar as anotações de um documento do Writer tal e qual como são mostrados no LibreOffice, escolha - LibreOffice Writer - Imprimir e selecione a opção Nas margens da área Anotações. As páginas exportadas serão ajustadas e as anotações serão colocadas nas margens das páginas.

Exportar páginas em branco inseridas automaticamente

Se ativado, as páginas em branco inseridas automaticamente serão exportadas no arquivo PDF. É mais apropriado se estiver imprimindo o arquivo PDF nos dois lados da folha. Exemplo: num livro, o estilo de parágrafo dos capítulos está definido para que se inicie sempre em uma página ímpar. O capítulo anterior acabou em uma página ímpar. O LibreOffice insere uma página par em branco. Essa opção controla se esta página em branco par será ou não exportada.

Utilizar XObjects de referência

Esta opção afeta a forma como as imagens PDF são exportadas de volta ao PDF. Quando esta opção é desativada, então a primeira página de dados do PDF é incluída na saída. A exportação PDF mescla as imagens usadas, fontes e outros recursos ao exportar. Esta é uma operação complexa, mas o resultado pode ser visto por muitos visualizadores. Ao contrário, quando esta opção é ativada, então usa-se a marcação XObject: é uma operação simples, mas os visualizadores precisam ter suporte para esta marcação para mostrar imagens vetoriais. Senão, uma imagem em bitmap é mostrada no visualizador.

Geral

Visualização inicial

Interface do usuário

Vínculos

Segurança

Assinaturas digitais

Exportar como PDF

♥ Doe para nosso projeto! ♥