Assinaturas digitais

Esta guia contém as opções relacionadas à exportação para um PDF assinado digitalmente.

Para acessar este comando...

Escolha Arquivo - Exportar como - Exportar como PDF, aba Assinatura digital.


Assinaturas digitais são utilizadas para garantir que o PDF foi realmente criado pelo autor original (i.e. você), e que o documento não foi modificado depois que foi assinado.

A exportação para PDF assinados utiliza as chaves e certificados X.509 armazenadas no seu chaveiro local ou num smartcard.

Quando utilizar um smartcard, este já deve estar configurado para utilização pelo chaveiro. Normalmente isto é feito durante a instalação do software do smartcard.

Imagem da caixa de diálogo de opções de assinatura digital da exportação PDF

Certificado

Utilizar este certificado para assinar digitalmente os documentos PDF

Permite selecionar um certificado para assinar esta exportação PDF.

Selecionar

Abre a caixa de diálogo Selecionar certificado.

Todos os certificados encontrados no seu chaveiro são exibidos. Se o chaveiro estiver protegido por senha, será pedida a senha. Se utilizar um smartcard protegido por um PIN, será solicitado a fornecê-lo.

Selecione o certificado a utilizar para assinar digitalmente o PDF exportado clicando na linha correspondente e em seguida, clicando em OK.

Os campos restantes da guia Assinatura digital serão acessíveis assim que o certificado for escolhido.

Senha do certificado

Introduza a senha utilizada para proteger a chave privada associada ao certificado selecionado. Normalmente, esta é a senha do chaveiro.

note

Se a senha do chaveiro foi inserida na caixa Selecionar certificado, o chaveiro já pode estar destrancado e não é mais necessário a senha. Porém, para sua segurança, digite a senha de novo.


warning

Ao assinar com um smartcard, digite o PIN aqui. Alguns smartcards pedirão a senha de novo antes de assinar. É inconveniente, mas é assim que as smartcards funcionam.


Localização, Informações de contato e Motivo

Estes três campos permitem inserir informações adicionais opcionais sobre a assinatura digital que será aplicada no PDF (onde, por quem e por que foi assinado). Essas informações serão incorporadas nos campos apropriados do arquivo PDF e serão visíveis a todos que visualizarem o PDF. Cada campo, ou todos eles podem ser deixados em branco.

Autoridade de carimbo do tempo

Permite selecionar, opcionalmente, a URL de uma autoridade de carimbo do tempo (ACT).

Durante o processo de assinatura do PDF, a ACT será utilizada para obter um carimbo do tempo digital que será incorporado na assinatura. Este carimbo do tempo (com base na RFC 3161) permite que todos que estão vendo o PDF comprovem a data e hora em que o documento foi assinado.

A lista das URLs das autoridades do carimbo do tempo que podem ser selecionadas é mantida em → LibreOffice → Segurança → Autoridades de Carimbo do Tempo.

Se não selecionar a URL de uma autoridade de carimbo do tempo (opção padrão), a assinatura não terá um carimbo do tempo, porém utilizará a hora obtida do seu computador local.

♥ Doe para nosso projeto! ♥