Exceções

Especifique as abreviaturas ou combinações de letras que não deseja que o LibreOffice corrija automaticamente.

As exceções definidas dependem da configuração do idioma atual. Se você quiser, poderá alterar a configuração do idioma por meio da seleção de outro idioma na caixa Substituições e exceções para idioma.

Para acessar este comando...

Selecione a guia Ferramentas - Autocorreção - Opções da autocorreção - Exceções.


Substituições e exceções de idioma:

Selecione o idioma para o qual deseja criar ou editar as regras de substituição. O LibreOffice pesquisa primeiro as exceções que estão definidas para o idioma na posição atual do cursor no documento e, em seguida, pesquisa os idiomas remanescentes.

Abreviaturas (sem maiúscula subsequente)

Digite uma abreviatura seguida de um ponto e depois clique em Novo. Isso impede que, ao final da abreviatura, o LibreOffice coloque a primeira letra da palavra que vem após o ponto em maiúscula.

Lista as abreviaturas que não são corrigidas automaticamente. Para remover um item da lista, selecione-o e em seguida, clique em Excluir.

Palavras com DUas INiciais MAiúsculas

Digite a palavra ou abreviatura que começa com duas letras maiúsculas e que não deseja que o LibreOffice altere para uma maiúscula inicial. Por exemplo, digite PC para impedir que o LibreOffice altere PC para Pc.

Apresenta uma lista as palavras ou abreviaturas que começam com duas iniciais maiúsculas e que não serão corrigidas automaticamente. Todas as palavras que iniciam com duas letras maiúsculas estarão listadas no campo. Para remover um item da lista, selecione o item e clique em Excluir.

Novo

Adiciona a entrada atual à lista de exceções.

Excluir

Exclui o(s) elemento(s) selecionado(s) sem solicitar uma confirmação.

Autoincluir

Adiciona automaticamente as palavras ou abreviaturas que começam com duas iniciais maiúsculas à lista de exceções correspondente. Esse recurso só funcionará se as opções Corrigir DUas MAiúsculas INiciais ou Frase iniciando com maiúscula estiverem selecionadas na coluna [D] da guiaOpções dessa caixa de diálogo.

Botões da caixa de diálogo

Redefinir

Redefine os valores modificados para os seus valores padrão.

Cancelar

Fecha a caixa de diálogo e descarta todas as alterações.

OK

Salva todas as alterações e fecha a caixa de diálogo.

♥ Doe para nosso projeto! ♥