Substituir

Edita tabela de substituição para corrigir automaticamente ou substituir palavras ou abreviaturas no documento.

Para acessar este comando...

Selecione a guia Ferramentas - Autocorreção - Opções da autocorreção - Substituir.


Substituições e exceções de idioma:

Selecione o idioma para o qual deseja criar ou editar as regras de substituição. O LibreOffice pesquisa primeiro as exceções que estão definidas para o idioma na posição atual do cursor no documento e, em seguida, pesquisa os idiomas remanescentes.

Tabela de substituição

Lista as entradas para substituição automática de palavras, abreviaturas ou palavras incompletas ao digitar. Para adicionar uma entrada, insira o texto nas caixas Substituir e Por e clique em Novo. Para editar uma entrada, selecione-a, altere o texto na caixa Por e clique em Substituir. Para excluir uma entrada, selecione-a e clique em Excluir.

Você pode utilizar o recurso de autocorreção para aplicar um formato de caractere específico em uma palavra, abreviatura ou palavra incompleta. Selecione o texto formatado no documento, abra esta caixa de diálogo, limpe a caixa Somente texto e insira o texto que deseja substituir na caixa Substituir.

Substituir

Insira a palavra, abreviatura ou parte da palavra que deseja substituir durante a digitação. A sequência de caracteres .* no final de uma palavra resulta também na substituição da palavra antes dos sufixos arbitrários. A sequência de caracteres .* antes de uma palavra resulta também na substituição da palavra após os prefixos arbitrários. Por exemplo, o padrão "i18n.*" com o texto de substituição "internacionalização" localiza e substitui as palavras com "i18n" por "internacionalização" e o padrão ".*..." com o texto de substituição "…" localiza e substitui os três pontos de "palavra..." pelo caractere Unicode tipográfico pré-composto, que é a elipse ("palavra…").

Ícone Dica

Para substituir partes da palavra ou caracteres nas palavras, utilize os caracteres curinga no mesmo padrão. Por exemplo, para inserir valores de hora, pode ser mais rápido usar somente o teclado numérico. Para o separador dois pontos (que não existe no teclado numérico), proceda da seguinte forma: defina o padrão ".*...*" ou ".*,,.*" (duplo ponto ou dupla vírgula dentro das palavras) e o texto de substituição ":". Ao digitar "10..30" ou "10,,30" resultará em "10:30" automaticamente.


Por:

Insira o texto, a figura, o quadro ou o objeto OLE que substituirá o texto na caixa Substituir. Se tiver selecionado texto, uma figura, um quadro ou um objeto OLE no seu documento, as informações relevantes já estarão inseridas neste local.

Somente texto

Salva a entrada na caixa Com sem formatação. Quando é feita a substituição, o texto usa o mesmo formato do texto do documento.

Novo

Adiciona ou substitui uma entrada na tabela de substituição.

Excluir

Exclui o(s) elemento(s) selecionado(s) sem solicitar uma confirmação.

Botões da caixa de diálogo

Redefinir

Redefine os valores modificados para os seus valores padrão.

Cancelar

Fecha a caixa de diálogo e descarta todas as alterações.

OK

Salva todas as alterações e fecha a caixa de diálogo.

♥ Doe para nosso projeto! ♥