Abrir

Abra um arquivo local ou remoto, ou importe um.

Para acessar este comando...

Escolha Arquivo - Abrir.

+O

Na barra Padrão, clique em

Ícone

Abrir arquivo


LibreOffice utiliza a caixa de diálogo do selecionador de arquivos nativo do gerenciador de janelas do seu sistema operacional para o comando Abrir.

Ícone Nota

Se o arquivo que deseja abrir contiver estilos, serão aplicadas regras especiais.


Área de exibição

Mostra os arquivos e pastas existentes em que está. Para abrir um arquivo, selecione-o e clique em Abrir.

Ícone Dica

Para abrir mais de um documento ao mesmo tempo, cada um em sua própria janela, pressione a tecla ao clicar nos arquivos e, em seguida, clique em Abrir.


Caixas de diálogo de arquivos de sistemas modernos apresentam muitos recursos para o manejo de arquivos. A maioria permite renomear, excluir, criar arquivos, ordenar listas de arquivos, exibir arquivos e pastas em ícones, árvores ou listas, percorrer o sistema de arquivos e muito mais. Utilize o botão direito do mouse para obter uma lista de comandos para os arquivos selecionados na área de exibição.

Nome do arquivo

Digite um nome de arquivo ou um caminho para o arquivo.

Os recursos abaixo estão disponíveis na caixa de diálogo:

  1. O LibreOffice possui a função Autocompletar que se ativa sozinha em alguns textos e caixas de listagem. Por exemplo, entre no campo da URL e a função Autocompletar exibe o primeiro arquivo ou o primeiro diretório encontrado que começa com a letra "a".

  2. Utilize a seta para baixo para rolar para outros arquivos e diretórios. Utilize a seta para a direita para exibir também um subdiretório existente no campo da URL. A função autocompletar rápida está disponível se você pressionar a tecla End após inserir parte da URL. Uma vez encontrado o documento ou diretório desejado, pressione Enter.

Versão

Se houver várias versões do arquivo selecionado, selecione a versão que deseja abrir. Você pode salvar e organizar várias versões de um documento, escolhendo Arquivo - Versões. As versões de um documento são abertas em modo somente leitura.

Tipo de arquivo

Selecione o tipo de arquivo que deseja abrir ou selecione Todos os arquivos(*) para exibir uma lista de todos os arquivos na pasta.

Abrir

Abre os documentos selecionados.

Inserir

Se tiver aberto a caixa de diálogo escolhendo Inserir - Documento, o botão Abrir será rotulado Inserir. Insere no documento atual, na posição do cursor, o arquivo selecionado.

Só leitura

Abre o arquivo no modo só leitura.

Abrir documentos com modelos

O LibreOffice reconhece modelos localizados em qualquer uma das seguintes pastas:

Ícone Nota

Ao utilizar Arquivo - Modelos - Salvar como modelo para salvar um modelo, o modelo será armazenado na sua pasta de modelos do usuário. Ao abrir um documento baseado nesse modelo, o documento será verificado para detectar uma mudança do modelo, como descrito abaixo. O modelo é associado com o documento e pode ser chamado de "modelo vinculado".


Ícone Nota

Ao utilizar Arquivo - Salvar como e selecionar um filtro de modelo para salvar um modelo em qualquer outra pasta que não esteja na lista, então os documentos baseados nesse modelo não serão verificados.


Ao abrir um documento criado a partir de um "modelo vinculado" (definido acima), O LibreOffice verifica se o modelo foi modificado desde a última vez que foi aberto. Se o modelo tiver sido alterado, uma caixa de diálogo aparecerá para você poder selecionar os estilos que devem ser aplicados ao documento.

Para aplicar os novos estilos do modelo ao documento, clique em Atualizar estilos.

Para manter os estilos que estão sendo usados no documento, clique em Manter estilos antigos.

Se um documento tiver sido criado por meio de um modelo que não possa ser encontrado, será mostrada uma caixa de diálogo perguntando como proceder na próxima vez em que o documento for aberto.

Para quebrar o vínculo entre o documento e o modelo que está faltando, clique em Não; caso contrário, o LibreOffice procurará o modelo na próxima vez que você abrir o documento.

♥ Doe para nosso projeto! ♥