Sobre camadas

As camadas permitem combinar numa página os elementos que são relacionados. Pense nas camadas como espaços de trabalho individuais que podem ser ocultos, ocultos na impressão, ou até mesmo bloqueados.

As camadas não determinam a ordem de empilhamento dos objetos na sua página, com exceção da camada Controle que sempre está em cima das demais camadas.

A ordem de empilhamento dos objetos de sua página é determinado pela sequência na qual adicionou os objetos. Você pode rearranjar a ordem de empilhamento com Forma - Dispor.

As áreas da camada sem objetos são transparentes.

O LibreOffice Draw possui três camadas padrão:

Você não pode excluir ou renomear as camadas padrão. Você pode adicionar suas próprias camadas com Inserir - Camada.

A camada The Leiaute é a área de trabalho padrão. A camada Leiaute determina o local do título, texto, e espaços reservados de objetos de sua página.

A camada Controles pode ser utilizada para botões os quais foram atribuídos ações, mas que não devem ser impressos. Defina a propriedade da camada para não imprimível. Os objetos da camada Controles sempre estão na frente dos demais objetos das outras camadas.

A camada Linhas de cota é onde se desenham as linhas de cota, por exemplo. Ao alternar a camada para visível ou oculta, você pode ver ou ocultar as linhas de cota.

Ícone Dica

Você pode bloquear uma camada para proteger seu conteúdo, ou ocultar uma camada da vista ou da impressão. Ao adicionar uma nova camada numa página, a camada é adicionada a todas as páginas no seu documento. Entretanto, ao adicionar um objeto a uma camada, ele só é adicionado na página atual. Se desejar que o objeto apareça em todas as páginas, adicione o objeto à página mestre (Exibir - Página mestre).


♥ Doe para nosso projeto! ♥