Nomear células

Nomes permitidos

Os nomes no Calc podem conter letras, caracteres numéricos, e alguns caracteres especiais. Nomes devem iniciar com uma letra ou pelo caractere de sublinhado (_).

Caracteres especiais permitidos:

Nomes não devem ser similares a referências de células. Por exemplo, o nome A1 é inválido por que A1 é uma referência da célula do canto superior esquerdo da planilha.

Nomes não podem começar com a letra R seguida de um número. Veja a função ENDEREÇO para mais informação.

Nomes de intervalos de células não podem conter espaços. Os espaços são permitidos em nomes de células simples, planilhas ou documentos.

Nomear células e fórmulas

Uma forma eficaz de fazer referências a células e a intervalos de células em fórmulas legíveis é fornecer os nomes dos intervalos. Por exemplo, você pode dar o nome de Início ao intervalo A1:B2. Então, você pode escrever uma fórmula como "=SOMA(Início)". Mesmo depois de inserir ou excluir linhas ou colunas, o LibreOffice ainda atribui corretamente os intervalos identificados pelo nome. Os nomes de intervalos não devem conter espaços.

Por exemplo, é muito mais fácil ler uma fórmula de impostos de vendas se você puder escrever "= Quantia * Imposto" em vez de "= A5 * B12". Nesse caso, você estaria nomeando a célula A5 como "Quantia" e a célula B12 como "Imposto".

Use a caixa de diálogo Definir nomes para definir nomes de fórmulas ou partes de fórmulas utilizadas com mais frequência. Para especificar nomes de intervalos,

  1. Selecione uma célula ou um intervalo de células e, em seguida, acesse o menu Planilha → Intervalos nomeados → Definir…. A caixa de diálogo Definir Nomes será exibida.

  2. Digite o nome da área selecionada no campo Nome. Clique em Adicionar. O novo nome definido aparece na lista baixo. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo.

Você também pode nomear outros intervalos de células nesta caixa de diálogo ao inserir o nome no campo e selecionar as respectivas células.

Se você digitar o nome em uma fórmula, após os primeiros caracteres serem inseridos você verá todo o nome como uma dica.

♥ Doe para nosso projeto! ♥