Aplicar formatação condicional

Ao usar o comando do menu Formatar - Formatação condicional, a caixa de diálogo permite definir condições por célula, que devem ser atendidas de forma a atribuir um formato particular às células selecionadas.

Ícone Aviso

Para aplicar a formatação condicional, o Autocalcular deve estar ativado. Escolha Dados - Calcular - Autocalcular (há uma marca de seleção próxima ao comando quando Autocalcular está ativado).


Com a formatação condicional, você pode, por exemplo, realçar os totais que excedem o valor médio de todos os totais. Se os totais se alterarem, a formatação também se alterará. Não será preciso aplicar outros estilos manualmente.

Para definir as condições

  1. Selecione as células às quais você deseja aplicar um estilo condicional.

  2. Selecione o comando Formatar - Formatação condicional.

  3. Insira a(s) condição(ões) na caixa de diálogo. A caixa de diálogo está descrita em detalhes na Ajuda do LibreOffice e um exemplo é oferecido abaixo:

Exemplo de formatação condicional: Realçar totais acima ou abaixo do valor médio

Etapa 1: Gerar os valores numéricos

Você deseja dar ênfase particular a certos valores de suas tabelas. Por exemplo, em uma tabela de escala de produtividade, você pode mostrar todos os valores acima da média em verde e todos aqueles abaixo da média em vermelho. Isso é possível com a formatação condicional.

  1. Em primeiro lugar, preencha uma tabela na qual alguns valores diferentes ocorram. Para testes, você pode criar tabelas com alguns números aleatórios:

    Em uma das células, insira a fórmula =ALEATÓRIO() e você irá obter um número aleatório entre 0 e 1. Se você desejar números inteiros entre 0 e 50, insira a fórmula =INT(ALEATÓRIO()*50).

  2. Copie a fórmula para criar uma linha de números aleatórios. Clique no canto superior direito da célula selecionada e arraste o cursor para a direita, até que o intervalo de células desejado seja selecionado.

  3. Da mesma maneira como descrito acima, arraste o canto da célula até a parte inferior direita, a fim de criar mais linhas com números aleatórios.

Etapa 2: Definir os estilos de célula

O próximo passo é aplicar um estilo de célula para todos os valores que representam movimento acima da média, e um estilo para os que estão abaixo da média. Verifique se a janela Estilos está visível antes de prosseguir.

  1. Clique em uma célula em branco e selecione o comando Formatar células no menu de contexto.

  2. Na guia Plano de fundo da caixa de diálogo Formatar células, selecione uma cor para o plano de fundo. Clique em OK.

  3. Na janela Estilos, clique no ícone Novo estilo a partir da seleção. Insira o nome do novo estilo. Para esse exemplo, nomeie o estilo "Acima".

  4. Para definir um segundo estilo, clique novamente em uma célula em branco e proceda como descrito acima. Atribua uma cor de plano de fundo diferente para a célula e atribua um nome (para esse exemplo, "Abaixo").

Etapa 3: Calcular a média

Em nosso exemplo, nós calculamos a média dos valores aleatórios. O resultado é colocado em uma célula:

  1. Coloque o cursor em uma célula em branco, por exemplo, J14, e escolha Inserir - Função.

  2. Selecione a função MÉDIA. Utilize o mouse para selecionar todos os números aleatórios. Se não puder ver o intervalo inteiro, porque o Assistente de funções está na frente, encolha temporariamente da caixa de diálogo usando o ícone Encolher / Maximizar.

  3. Feche o assistente de funções com OK.

Etapa 4: Aplicar estilos de célula

Agora, é possível aplicar a formatação condicional à planilha:

  1. Selecione todas as células com números aleatórios.

  2. Escolha o comando Formato - Formatação condicional para abrir a caixa de diálogo correspondente.

  3. Defina as condições da seguinte forma: se o valor da célula for menor do que J14, formate com o estilo de célula "Abaixo" e se o valor da célula for maior ou igual a J14, formate com o estilo de célula "Acima".

Etapa 5: Copiar estilo de célula

Para aplicar a formatação condicional a outras células posteriormente:

  1. Clique em uma das células às quais a formatação condicional foi atribuída.

  2. Copie a célula para a área de transferência.

  3. Selecione as células que devem receber essa mesma formatação.

  4. Escolha Editar - Colar especial. A caixa de diálogo Colar especial aparece.

  5. Na área Seleção, marque somente a caixa Formatos. Todas as outras caixas devem ser desmarcadas. Clique em OK.

♥ Doe para nosso projeto! ♥