Referenciar URLs

Por exemplo, se for encontrada uma página da Internet contendo informações da bolsa de valores atual em células de um documento de planilha, será possível carregar essa página no LibreOffice Calc usando o procedimento a seguir:

  1. Em um documento do LibreOffice Calc, posicione o cursor na célula na qual você deseja inserir os dados externos.

  2. Selecione Planilha → Vincular a dados externos…. A caixa de diálogo Dados externos será exibida.

  3. Insira o URL do documento ou da página da Web na caixa de diálogo. O URL deve estar no formato: http://www.meu-banco.com/table.html. O URL para arquivos locais ou de rede será o caminho visto na caixa de diálogo Arquivo → Abrir.

    O LibreOffice carrega a página da Web ou o arquivo no "plano de fundo", ou seja, sem exibi-lo. Na caixa de listagem grande da caixa de diálogo Dados externos, será possível ver o nome de todas as planilhas ou intervalos nomeados que você pode escolher.

  4. Selecione uma ou mais planilhas ou intervalos nomeados. Você também pode ativar a função de atualização automática a cada "n" segundos e clicar em OK.

    O conteúdo será inserido como um vínculo no documento do LibreOffice Calc.

  5. Salve o documento de planilha. Quando você abri-la novamente, o LibreOffice Calc irá atualizar as células vinculadas que seguem uma consulta.

  6. Em - LibreOffice Calc - Geral pode-se escolher atualizar vínculos ao abrir tanto sempre, quanto sob demanda ou nunca. A atualização pode ser iniciada manualmente na caixa de diálogo em Editar - Vínculos.

♥ Doe para nosso projeto! ♥