Proteger planilha

Protege as células da planilha atual contra modificações. Selecione Ferramentas - Proteger planilha para abrir a caixa de diálogo Proteger planilha na qual você especificará se a proteção de planilha terá ou não uma senha.

Para acessar este comando...

Escolha Ferramentas - Proteger planilha.


Ícone Aviso

Para proteger as células contra outras edições, marque a caixa de seleção Protegida na página da guia Formatar - Células - Proteção de célula ou no menu de contexto Formatar células.


Células ou intervalos de células desprotegidas podem ser configuradas em uma planilha protegida utilizando os menus Ferramentas - Proteger planilha e Formatar - Células - Proteção de célula:

  1. Selecione as células que serão desprotegidas

  2. Selecione Formatar - Células - Proteção de Célula. Desmarque a caixa Protegida e clique em OK.

  3. Ative a proteção da planilha no menu Ferramentas - Proteger planilha. De forma imediata, só será possível editar o intervalo de células selecionado na etapa 1.

Para tornar posteriormente um intervalo de células desprotegidas uma área protegida, selecione o intervalo. Em seguida, marque a caixa Protegida na página da guia Formatar - Células - Proteção de célula. Por fim, escolha o menu Ferramentas - Proteger planilha. O intervalo anteriormente editável agora está protegido.

A proteção de planilha também afeta o menu de contexto das guias de planilha na parte inferior da tela. Os comandos Excluir e Renomear não podem ser selecionados.

Se um planilha estiver protegida, você não poderá modificar ou excluir nenhum estilo de célula.

Uma planilha ou um intervalo de células não poderá ser modificado até que sua proteção seja desativada. Para desativar a proteção, escolha o comando Ferramentas - Proteger planilha. Se nenhuma senha tiver sido definida, a proteção de planilha será imediatamente desativada. Se a planilha tiver um senha de proteção, a caixa de diálogo Remover proteção será aberta para você inserir a senha.

Um vez salvas, as planilha protegidas somente poderão ser salvas novamente com o comando Arquivo - Salvar como.

Senha (opcional)

Permite que você insira uma senha para proteger a planilha contra alterações não autorizadas.

Ícone Nota

Você pode proteger completamente seu trabalho combinando as opções Ferramentas - Proteger planilha e Ferramentas - Proteger estrutura da planilha, incluindo a proteção com senha. Para proibir totalmente a abertura do documento, marque a caixa Salvar com senha na caixa de diálogo Salvar antes de clicar no botão Salvar.


♥ Doe para nosso projeto! ♥