Glossário do LibreOffice Basic

Este glossário explica alguns termos técnicos com os quais você poderá se deparar ao trabalhar com o LibreOffice Basic.

Cores

No LibreOffice Basic, as cores são tratadas como um valor de número inteiro longo. O valor de retorno das consultas de cores também é sempre um valor de inteiro longo. Ao definir propriedades, é possível especificar as cores por meio de seu código RGB, que é convertido em um valor de inteiro longo através da Função RGB.

Notação URL

URLs (Uniform Resource Locators) são usadas para determinar a localização de um recurso como um arquivo no sistema de arquivos, normalmente em um ambiente de rede. Uma URL consiste de um especificador de protocolo, um especificador de host e um especificador de caminho e arquivo:

protocolo://nome.host/caminho/para/o/arquivo.html

Os URLs são usados com mais frequência na Internet, para especificação de páginas da Web. Alguns exemplos de protocolo são http, ftp ou file. O especificador de protocolo file é usado quando se faz referência a um arquivo em um sistema de arquivos local.

A notação URL não permite o uso de certos caracteres especiais. Eles são substituídos por outros caracteres ou codificados. A barra (/) é usada como separador de caminho. Por exemplo, um arquivo identificado como C:\Users\alice\Documents\Meu Arquivo.odt, em hospedeiro com "notação Windows", se torna file:///C:/Users/alice/Documents/Meu%20Arquivo.odt em notação URL.

Ponto decimal

Ao converter números, o LibreOffice Basic utiliza as configurações de locale do sistema para determinar o tipo de separador decimal e de milhar.

O comportamento tem efeito tanto na conversão implícita ( 1 + "2.3" = 3.3 ) como na função IsNumeric.

Twips

Um twip é uma unidade independente de tela, usada para determinar o posicionamento e tamanho uniformes de elementos de tela em todos os sistemas de exibição. Um twip corresponde a 1/1440 de polegada ou 1/20 do ponto da impressora. Há 1440 twips em uma polegada ou aproximadamente 567 twips em um centímetro.

Unidades de medida

No LibreOffice Basic, uma propriedade ou um parâmetro de método que espera uma informação de unidade pode ser especificado tanto como inteiro quanto como inteiro longo sem unidade, ou como uma cadeia de caracteres contendo uma unidade. Se nenhuma unidade for passada para o método, será usada a unidade padrão definida para o tipo de documento ativo. Se o parâmetro for passado como uma cadeia de caracteres que contenha uma unidade de medida, a configuração padrão será ignorada. A unidade de medida padrão para um tipo de documento pode ser configurada em - (Tipo de Documento) - Geral.

♥ Doe para nosso projeto! ♥